Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Gerenciamento de equipe com poucas entregas, fila grande de chamados de manutenção.

Estou em um estágio que está se provando muito desafiador, recentemente a equipe de desenvolvimento de projetos está saturada entre dar continuidade em novos projetos e manutenção de projetos já existentes. Devido a uma métrica de SLA que a empresa repassa para os clientes o tempo de atendimento nesses chamados, sempre há vários escalados. Mas o time atual está desfalcados de pessoas com mais experiência e facilitadores, com isso acumulando muitos atrasos. Ainda temos uma dayli que dura em média 40 minutos. O que posso sugerir para melhorar esse cenário além de novamente solicitar a chefia um líder técnico? Atualmente dentro da equipe não há essa pessoa.

5 respostas

Oi Daniel,

O cenário me parece bem desfavorável. Vocês realizam retrospectiva? Emergiu no grupo alguém que possa exercer esse papel de facilitador (que seria o Scrum Master)? Assim levantariam as principais dores e trabalhariam, de forma conjunta, na busca de melhorias. Sei que minha resposta é subjetiva, mas entendo que seja necessário estabelecer essas dores para pensarem em um plano de ação. O que você acha?

Olá, obrigado pela orientação. Por incrível que parece começou a ter um pouco mais de atenção depois de um episódio em que um dos estagiários quase apagou todos os dados de uma instância de produção, com isso o nosso chefe passou a aumentar o tempo da dayli como uma espécie de horário para tirar dúvidas e impedimentos.

Vocês usam o scrum? Talvez ser mais radical quanto ao time box seja uma alternativa, mesmo porque o feedback é contínuo, né? Mas assim, vai ser um processo.

Para projetos ainda não utilizamos, a empresa com o crescimento está ainda padronizando diversos processos internos. Ainda vou pautar a questão de usar scrum ao invés de predição na plataforma do Jira, mas aos poucos acredito que irá ser necessário a introdução do scrum para gerenciamento de tantos projetos novos, demandas e manutenções.

solução!

Daniel.

Me parece que se a organização não está passando por um processo de transformação digital, em breve deve se movimentar.

Viu que temos uma Formação sobre o tema?

Acredito que ela possa dar muitas ideias para a liderança e alta gestão sobre os ganhos que isso pode gerar para o negócio.