1
resposta

Gerenciamento de ativos: dúvida

Boa tarde,

No vídeo 10 - Ativos e configuração [https://cursos.alura.com.br/course/certificacao-itil-4-praticas-gerenciamento-servicos/task/89123]

Você comenta que um ativo pode ser inclusive uma pessoa ou um conhecimento.

Poderia compartilhar alguns exemplos destes dois casos?

Uma pessoa sendo tratada como um ativo, necessariamente ela é uma mão-de-obra terceira? Onde começa o gerencimaneto de ativos e a parte de recursos humanos?

Obrigada.

1 resposta

Oi Elizete.

Tudo bom?

Peço desculpas na demora para respondê-la.

Bom, no caso do ativo ser uma pessoa, penso em alguém que faz parte do time responsável pela entrega do produto. Não necessariamente ela será uma mão-de-obra terceirizada. No segundo caso, o ativo como conhecimento, penso em saber/utilizar uma metodologia para a entrega desse produto.

Onde começa o gerenciamento de ativos e a parte de recursos humanos?

No meu entendimento, a parte do gerenciamento de ativos ( planejar e gerenciar todo o ciclo de vida de todos os ativos de TI) corresponde somente àquilo tenha valor e que possa contribuir para a entrega de um produto ou serviço de TI. A gestão de pessoas ou recursos humanos, não terá esse critério, pois ela administra pessoas que dentro de uma empresa de T.I podem não ter contribuição alguma para a entrega ou um serviço de TI. E não gerenciará o ciclo de vida de um ativo, por exemplo, pois não trabalha nesses termos.

O que acha?

Espero que isso possa ajudá-la.

Abraços.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software