1
resposta

Gerenciador de Build para C

Ola a todos,

Gostaria de saber se existe algum gerenciador de build para linguagem C, assim como existe o Maven e alguns outros para java por exemplo, algo que auxiliasse ou pudesse realizar ações em cada etapa da compilação de um projeto, além de gerenciar dependências e etc.

Valeu!

1 resposta

Olá Gabriel,

A ferramenta que costumamos utilizar para esse tipo de tarefa no C é o make. Para utilizá-lo você precisa criar um arquivo chamado makefile na pasta do seu projeto e escrever as tasks que compõem o build do seu projeto.

Uma vez escritas essas tasks, você pode executá-las invocando o comando make seguido do nome da task que você quer executar. Uma coisa legal é que você pode fazer com que uma task dependa de outras e o próprio make vai se certificar de executá-las em ordem para chegar no resultado solicitado.

Caso você queira saber um pouco mais, dá uma olhada nesse mini tutorial sobre como começar a escrever um makefile: https://opensource.com/article/18/8/what-how-makefile

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software