Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Gerar Valor

Principalmente em TI e acredito que para o negócio também, geração de valor seja extrair o máximo de potêncial de uma ideia, um funcionário e como estagiário que é o meu caso também. Agora, como posso gerar valor para a minha empresa? Penso eu que seria o desenvolvimento das minhas hard e soft skills além do foco em meus pontos fortes, também praticando muita inteligência emocional para lidar com as adversidades do trabalho e da vida.

Foi o que eu pensei, até pesquisar mais sobre e descobrir que valor para um negócio significa trazer impactos positivos como funcionário seja para automatização de uma tarefa, reduzir o tempo de algo, ser mais eficiente, agora acredito que seja isso.

1 resposta

Olá, Carolina, como vai?

Achei bem interessante a forma como você conectou geração de valor com o desenvolvimento das suas habilidades e também com a prática da inteligência emocional. Isso mostra que você já está olhando para além das tarefas técnicas e pensando em como se posicionar de forma estratégica dentro da empresa. Em tecnologia, gerar valor não é só entregar código ou design, mas sim entender como aquilo impacta o negócio, seja otimizando processos, reduzindo custos ou criando soluções que realmente resolvem problemas.

No seu caso como estagiária, investir em hard skills vai te dar mais autonomia para propor melhorias, enquanto as soft skills vão te ajudar a comunicar essas ideias e trabalhar em equipe. Muitas vezes, pequenas iniciativas como automatizar uma tarefa repetitiva ou sugerir uma forma mais clara de organizar informações já trazem ganhos significativos. O ponto central é perceber onde estão as dores da empresa e pensar em como suas competências podem contribuir para aliviar essas dores.

Você já pensou em observar quais processos dentro da sua equipe poderiam ser simplificados ou melhorados e como suas habilidades poderiam ser aplicadas diretamente nisso?

Nos vemos por aqui, o fórum está sempre à disposição para trocar ideias e experiências.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!