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Gerar um numero aleatorio para a velocidade

Boa noite Pessoal,

estava pensando aqui, sera que consigo gerar um numero aleaorio para cada vez que for jogar, modificando assim a velocidade dos objetos em movimentos??

segue meu comeco de projeto: https://editor.p5js.org/danielgd01/sketches/P_9Tt3Ljq

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Olá Daniel, tudo bem com você?

Parabéns pela dedicação, e pela iniciativa de ir além!

Para gerar um número pseudo-aleatório, o javascript possui uma função da biblioteca Math, a Math.random(). Essa função gera um número entre 0 (incluindo o próprio 0) e 1 (excluindo o 1), e é bem útil na hora de gerar números pseudo-aleatórios - esses números não são aleatórios por padrão, pois precisam ser alimentados por uma semente (um algoritmo que é usado de base para randomizar), que no caso do JavaScript, a própria linguagem gera uma semente para você. No entanto, caso a mesma semente seja gerada, terá o mesmo resultado no número aleatório.

Como a função Math.random() gera apenas um número no intervalo [0,1), pode ser necessário fazer o tratamento desse número para atender à implementação do seu código, caso você queira por exemplo uma velocidade maior ou igual a 1, normalmente fazemos esse tratamento utilizando funções de arredondamento como Math.ceil() e Math.floor, e com o uso do operador módulo (resto da divisão inteira) %.

Para se aprofundar ainda mais, e conhecer mais sobre o Math.random(), recomendo a leitura do artigo A função Math.random() no JavaScript na criação de números pseudoaleatórios aqui da Alura e da documentação da função Math.random(), da mozilla!

Me coloco à disposição e bons estudos!

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