Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Gerar histograma ou gráficio de barras a partir de tabela

Bom dia.

Além de ter feito todos os exercícios do curso, eu também fui atrás de uma base de dados para colocar em prática o que foi visto. No entanto me deparei com um grande problema de como gerar histograma a partir das tabelas (número de voos confirmados por companhia aérea e número de voos cancelados por companhia aérea), esta se encontram no final do arquivo na parte 5 (Part V).

Fico grato se tiverem como me ajudar.

Segue o meu repositório abaixo

https://github.com/GlauberMC/Flights-in-Brazil/blob/main/Flights%20in%20Brazil.ipynb

Agradeço desde já.

2 respostas
solução!

Olá, Glauber, tudo bem?

Um gráfico do tipo histograma é utilizado quando queremos demonstrar uma distribuição de frequências. O que eu pude notar no seu Notebook é que não está sendo relacionado exatamente a isso, e sim a quantidade total de voos por companhia aérea.

Nessa situação, acredito ser mais adequado um gráfico de barras, pois se trata de um resumo de dados categóricos (voos por companhia aérea).

Então, seguindo o exemplo de seu dataframe, seria possível gerar um gráfico de colunas da seguinte forma:

// A esquerda colocamos o Dataframe que utilizamos e escolhemos o tipo de gráfico pelo argumento kind
flight_confirmed.plot(kind='bar')

// Apresentando o gráfico na tela sem o endereço do gráfico
plt.show()

Solução:

Gráfico de barras de quantidade de voos por companhia área

Deixamos como sugestão a leitura da documentação do pandas.DataFrame.plot que poderá auxiliá-lo na compreensão de como chamar o método para plotar um gráfico e na escolha do tipo que deseja.

Para te auxiliar em escolher o gráfico correto para a visualização de dados que você deseja eu deixarei essa imagem traduzida por um de nossos instrutores aqui na Alura:

Esquema entitulado 'Qual Gráfico Usar'. Demonstra uma pergunta central - O que você quer apresentar, da qual saem mais especificações e finalmente os gráficos nas pontas

Se você quiser se aprofundar mais ainda, indico os cursos de Data Visualization 1, Data Visualization 2 e Data Visualization: criação de gráficos com o Matplotlib e o livro sobre Storytelling com dados que explica com mais detalhes como fazer uma visualização de dados adequada e clara para quem olhar suas análises.

Qualquer dúvida é só chamar!

Forte abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Afonso, muito Obrigado pela ajuda.

Forte Abraço !!!