Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Gerar formulário e programa em JAVA

Gostei muito da linguagem java e estou pegando pesado nessa linguagem, mas eu não encontrei um curso ou como eu faço para a meu programa rodar sem que use o terminal ou o eclipse, por exemplo. Como ou o que podemos usar para fazer a parte "gráfica" de um programa (telas, formulários,...)? E como faço para criar um executável?

6 respostas
solução!

Olá Paulo! O que você procura é GUI (Graphic User Interface). Aqui no alura ainda não temos um curso disso. Porem caso você esteja muito interessado mesmo, de uma procurada no google. Atualmente as principais API de java para GUI são o Swing e o JavaFX o JavaFX é a mais nova de todas e creio q futuramente ira substituir o Swing. Atualemente é nais facil encontrar tutoriais sobre o Swing. Eu mesmo prefiro muito o JavaFX mas tudo que aprendi foi me virando porque por ser uma API nova ainda nao possui muitos tutoriais e etc.. Mas de fato o JavaFX é sencacional.

Espero ter ajudado! Bons Estudos!

Romário, muito obrigado! Era exatamente essa minha dúvida. Fiz uma pesquisa na internet sobre esse assunto e tem os pros e os contras de cada uma das opções que vc me passou, mas achei interessante a API JavaFX. É unânime quando se trata de ter telas mais sofisticadas, utilizando a JavaFX. Tenho mais uma pergunta. Na pesquisa que eu fiz todos usam o Netbeans para criar a GUI. Tem como fazer isso pelo Eclipse?

Tanto o Netbeans quanto o Eclipse tem ferramentas visuais para criar GUIs, assim como o Eclipse da um suporte forte a SWT também (por ser baseado nele).

Pessoalmente não sou fã do código gerado e prefiro programá-lo "a unha".

Olá, Paulo. Uma das vantagens do javafx é que ele te permite fazer as janelas em um formato xml(fxml), o que te permite utilizar outras ferramentas para gerar as janelas e o ide que você preferir para escrever a lógica da aplicação.

Então quando for buscar por tutoriais sobre javafx, sugiro que procure algum utilize o fxml como base (e.g. http://javajdk.net/tutorial/javafx-8-hello-world-for-eclipse/ ). O executável do scene builder pode ser baixado aqui http://gluonhq.com/open-source/scene-builder/

Ah, esqueci de dizer que o scene-builder é a aplicação "padrão" para gerar o fxml, desenvolvido opendjk, o projeto que também é responsável pelo desenvolvimento do javafx.

Pessoal. Muito obrigado! Pesquisei bastante sobre o assunto e encontrei alguns tutoriais interessantes. Valeu Galera!