Utilizando a Microsoft Azure Notebooks em linguagem R, eu consigo trabalhar com a biblioteca Flexdashboard para gerar dashboards em arquivo html?
Utilizando a Microsoft Azure Notebooks em linguagem R, eu consigo trabalhar com a biblioteca Flexdashboard para gerar dashboards em arquivo html?
Olá, Pedro! Tudo certinho por aí?
O Microsoft Azure Notebooks saiu do ar alguns anos atrás. Nessa atividade, é sugerido o uso de notebooks no Kaggle. Independente de qual plataforma você está utilizando, deve ser possível utilizar a biblioteca Flexdashboard para criar dashboards em HTML.
Porém, a depender da plataforma, podem haver algumas alterações nas disponibilidades disponíveis.
Bons estudos!
Boa noite, Larissa Tudo bem e contigo? Realmente, pelo Kaggle, só estou encontrando a opção de codificar em Python, e gostaria de utilizar o R, aproveitando este curso como um start. Fora isso, não sinto segurança no Kaggle, pois estou procurando uma plataforma agradável e segura, que seria um notebook, para tratar dados da empresa onde trabalho. Se tiver uma orientação ou links com passos para me direcionar, eu ficaria muito agradecido. Abs
Oi, Pedro! Estou bem também, obrigada por perguntar :)
Entendi, Pedro. A opção mais interessante para se utilizar em ambiente empresarial seria o R Studio, mesmo, que é a IDE mais amplamente utilizada para a linguagem R, e conta com várias funcionalidades legais.
Há uma opção online do R Studio, o Posit Cloud. Para estudos, a versão gratuita é suficiente - mas, caso seja de interesse de sua empresa, há uma variedade de planos disponíveis que atendem a diversos níveis de necessidade.
Além disso, atualmente o Google Colab também tem suporte para a linguagem R. Quando iniciamos um novo notebook, a linguagem Python é a escolhida automaticamente, mas é tranquilo alterar o ambiente de execução:
No menu superior, escolha "Ambiente de execução" e então "Alterar ambiente de execução":
Então, basta alterar o ambiente para R e salvar.
Espero que alguma dessas opções faça sentido para você, Pedro! Qualquer coisa, estou por aqui.
Abraços.