Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Gerador de números pseudoaleatórios

Eu li a documentação da biblioteca random, tanto em português quanto em inglês, e assistindo a aula algumas vezes não estou conseguindo entender o porque dos números serem pseudoaleatórios e porque ao usar o seed, sempre dá os mesmos números. Gostaria de uma explicação um pouco mais fácil sobre essa biblioteca, por favor.

https://docs.python.org/pt-br/3/library/random.html

3 respostas
solução!

Olá Rafael,

A razão de ser pseudoaleatórios vem do método interno utilizado para gerar os valores "aleatórios", resumindo o resultado não é totalmente aleatório/randômico porque o algorítimo tem que partir de um ponto de início, como por exemplo alguns que utilizam a hora do sistema e outros dados como base para gerar o valor aleatório, assim conhecendo quais são esses valores base é possível prever qual será o valor gerado (mesmo que seja algo difícil de ser feito).

Já o seed é uma forma de controlar o valor base utilizado para gerar o valor aleatório, como é utilizado um cálculo matemático as mesmas entradas vão sempre gerar os mesmos resultados.

Recomendo também pesquisar além da documentação do python nesse caso, o assunto de pseudoaleatório é algo geral e não específico do python. Lembrando que essa explicação acima é bem simplificada.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar!

A explicação é simples, mas ajuda bastante. Obrigado Lucas.

Pesquisando um pouco mais, achei esse vídeo muito bom do canal Ciência Todo Dia, que é parceiro da Alura, explicando porque os computadores não podem gerar número aleatórios.

https://www.youtube.com/watch?v=LqXnpIn2Uxs

Boa Rafael, obrigado pela dica do vídeo também, não tinha visto.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software