Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Gerador de lista

Não consegui entender a questão da geração de listas na função sorteia(). Quando o programa lê as linhas de código ele gera uma lista com os números e depois substitui os números repetidos por outros ou a lista vem em branco e o programa preenche a lista? Para mim faz mais sentido ele gerar uma lista e substituir os números, afinal pelo que entendi da fala do professor o programa precisa fazer uma comparação pra ver se o número entra na lista ou não, se ele se repete ou não, mas ele também falou que a lista vem em branco. Isso me confundiu.

2 respostas
solução!

Olá, Leandro! Tudo bem?

Entendo sua dúvida em relação à função sorteia() e a geração de listas. Na verdade, o programa gera uma lista vazia e, em seguida, preenche essa lista com números aleatórios, verificando se eles já existem na lista e substituindo-os por outros, caso necessário. Ou seja, o programa faz a comparação para evitar números repetidos na lista.

Para exemplificar, imagine que a lista tem capacidade para 5 números e, ao gerar o primeiro número aleatório, ele é o número 3. Esse número será adicionado à lista. Ao gerar o segundo número aleatório, ele é o número 7. Esse número também será adicionado à lista. Ao gerar o terceiro número aleatório, ele é o número 3 novamente. Como esse número já existe na lista, o programa irá gerar outro número aleatório, que será o número 5, por exemplo. Esse número será adicionado à lista no lugar do número 3 repetido.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida! Se ainda tiver alguma outra pergunta, fique à vontade para perguntar.

Bons estudos!

Obrigado pela explicação Emerson. Me ajudou bastante.