2
respostas

Geração de código via Axure

Existe alguma forma (transformação nativa, xslt, etc) de fazer com que o esforço de configuração do Axure para fazer com que o protótipo se torne de alta fidelidade (condições, mensagens de erro, caminhos, etc) se torne código de implementação do nosso APP ou de nossa página web (conforme o caso)?

2 respostas

Oi Clayton, tudo bom?

Seguinte, hoje, no Axure RP (entrando no site pra baixar, é a versão mais atual) você consegue criar os protótipos, deixando-os interativos e permitindo notas nele, que gera um link de compartilhamento para seus clientes ou pares. Entretanto, até onde meu conhecimento de Axure me permite dizer, não é possível que ele "cuspa" um código para ser implementado no App/site...

Como hoje existem outros sites/apps de prototipação, o Axure, bem como estes outros, andam se atualizando bastante; mas a ideia deles, é justamente não envolver código hoje, permitir que qualquer pessoa que não codifica, consiga utilizá-lo.

Espero ter ajudado :)

Clayton, o axure gera o html/css/js do projeto e você consegue no browser uma visualização/navegação/interação fiel à da preview do Axure, mas não é recomendável você reaproveitar esse código para a sua app final, e acho que nem mesmo para um mvp.

Ele é um software para wireframe e prototipação, o código gerado por ele é para esse fim, sem semântica, sem boas práticas, bem bagunçado.

Mas para gerar esse HTML do seu projeto é simples: na direita da barra superior > Publish > Generate HTML files, você vai criar/selecionar um diretório e ele vai jogar nesse dir todos os arquivos html, css, js e bibliotecas necessárias para a visualização no browser.

Abraço

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software