Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

GERAÇÃO DAS TABELAS FATO

Minha dúvida reside na geração final das tabelas FATO.

Pois no início foram geradas as tabelas FATO com base na Matriz. Até tudo bem....

Porém, logo em seguida foi feito um "refino" identificando que todas aquelas dimensões inicialmente mapeadas na matriz na verdade poderiam ser agrupadas em um única dimensão - como foi feito na dimensão Cliente.

Mas e aí? Este agrupamento não implica refatoração da Tabela Fato que foi gerada anteriormente? Pois nela, continuam as dimensões de forma separada...estas mesmas dimensões que foram "condensadas" posteriormente.

Ou seja, olhando para as tabelas... Fato: dimensão estado dimensão cidade dimensão cliente fato valor fato quantidade

Dimensão cliente já condensada: Cliente: com hierarquia geográfica e de segmento.

Após o agrupamento feito, a tabela FATO ficaria? dimensão cliente fato valor fato quantidade

Ou não. A tabela FATO não muda, mesmo se agregarmos as "dimensões" em uma só?

3 respostas
solução!

Ezaul

Sua dúvida tem procedimento. Mas resolvemos agrupar tudo em uma única tabela de fato mas por questão de didática. Isso porque no curso OLAP usamos esta tabela de fato agregada para criar um OLAP. E também queriamos mostrar um exemplo um pouco mais complexo de transformação.

Mas o OLAP poderia ser criado agregando mais de uma fato. Só que, como o objetivo inicial é de direcionar o curso para quem nunca viu BI, optamos por um exemplo simples.

Na prática, realmente, não agregaríamos as tabelas de fatos.

Você tem razão.

Att

Victorino.

Então, na prática o fluxo de modelagem do DW seria inverso?

Primeiro eu analiso as dimensões a fim de verificar agregações, hierarquias, etc.

De posse destas dimensões já condensadas, eu trabalharia as tabelas fato, pois somente a entidade folha da dimensão estaria presente na tabela fato,.

Confere?

Isso.

O fluxo é:

  • Matriz
  • DW
  • OLAP

Na parte DW criamos, primeiro, as dimensões e depois as fatos. As fatos, sim, possuem somente os membros folha da dimensão.

Victorino.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software