1
resposta

Gentileza dar mais clareza no texto

Hoje temos:

O agrupamento dos requisitos é realizado na maior parte das vezes por funcionalidades. Por exemplo: Os requisitos que se referem ao processo de agendamento, são agrupados ** inclusive** fisicamente no documento, para que os desenvolvedores possam entender que todo aquele conjunto de requisitos se refere a um único processo.

[Sugiro remover o inclusive para dar mais clareza ao texto]

E na sequência, devemos priorizar. A priorização é realizada normalmente com a escala: Alta, Média e Baixa que indica qual requisito dentro daquele agrupamento deve ser desenvolvido primeiro. Para essa priorização utilizamos 2 critérios:

Se este requisito precisa ter algum outro desenvolvido anteriormente; Necessidade do cliente para a utilização deste requisito. Agora vamos à prática! Abaixo temos 2 requisitos. Priorize e classifique este requisito de acordo com a funcionalidade a que o requisito se refere:

OK, existem 2 critérios de priorização (Alta, Média e Baixa) para cada requisito.Em seguida, pede-se para Classificar. Como? Qual o critério? Deve ser classificado em Alta, Média e Baixa também? Não ficou claro na pergunta.

Nóssa! Só entendi as questões colocadas depois de ver as respostas. Acho que vale a pena reformular as perguntas e objetivos do exercício de forma mais clara. Como estamos num curso de Requisitos, me parece apropriado lembrar que a clareza das informações a interpretação do leitor são importantes.

1 resposta

Olá Marco.

Tudo bom?

Em relação ao termo "inclusive", fizemos a alteração. Sobre a atividade, na aula 3, tópico 5, a instrutora aborda as classificações, incluindo o agrupamento dos requisitos por funcionalidade e prioridade, esta última, citada por você. Pode rever a aula se achar melhor e até mesmo utilizar a transcriçao da mesma para suas anotações.

Eu achei um texto bacana sobre o assunto, caso queira dar uma olhada: Classificação e Categorização de Requisitos de Software

Marco, também é possível, nesses casos, fazer sugestões de alteração nas atividades, como segue no print abaixo: Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Te desejo um ótimo estudo e abraços!