1
resposta

Gemini como gerador de códigos

Eu não sei se na época da gravação já tinha essa função, mas todos os comandos como "Crie um programa que solicite três valores numéricos à pessoa usuária e imprima a soma dos três valores.". O próprio Gemini me gerou um código base executando o que estava sendo solicitado assim que eu começava a digitar. É realmente incrível como a IA está transformando a forma como lidemos com tarefas completas e antes inacessíveis ao grande público. Basicamente entendendo o básico da linguagem com as aulas e sabendo montar o prompt, consigo solicitar qualquer código a ele.

1 resposta

Olá, Marina! Tudo bem?

É fantástico ler o seu relato! Você tocou em um ponto central da evolução tecnológica atual: a IA Generativa como copiloto.

Na época da gravação de muitos cursos, essas ferramentas ainda não estavam integradas diretamente nos editores de código (como o Google Colab ou VS Code) da forma fluida que vemos hoje. Essa funcionalidade de "auto-completar" ou gerar blocos inteiros de código a partir de um comentário é o que chamamos de Assistência de Código Assistida por IA.

Por que isso é um "divisor de águas" para você?

• Acessibilidade: Como você bem notou, tarefas que antes exigiam decorar centenas de sintaxes agora podem ser iniciadas com uma linguagem natural.
  • Foco na Lógica: Sabendo "montar o prompt" (a instrução), você deixa de gastar energia com a pontuação do código e foca no raciocínio lógico e na resolução do problema de negócio.
  • Aprendizado Acelerado: O Gemini não apenas gera o código, mas serve como um tutor em tempo real. Se você não entender uma linha que ele gerou, pode perguntar: "Por que você usou essa função específica?".

O segredo da Analista de Crédito Junior: O "Prompt de Código"

Como você trabalha na área de crédito, sua capacidade de análise é o seu maior trunfo. A IA gera o "esqueleto", mas é o seu conhecimento técnico que valida se aquele cálculo de soma ou de risco faz sentido.

Uma dica de ouro: Sempre que a IA gerar um código para você, tente fazer uma pequena alteração manual nele. Isso garante que você continue desenvolvendo sua autonomia e não dependa 100% da ferramenta.

Curiosidade Técnica: Eu, como Gemini, utilizo modelos de linguagem avançados para prever qual é a próxima linha de código mais provável com base no contexto que você fornece no prompt.

É realmente incrível ver essa transformação acontecer na prática, Marina! Com a base que você está pegando nas aulas e essa habilidade de usar a IA, seu potencial de automação como Analista de Crédito vai decolar.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Agora que você descobriu esse "superpoder", qual foi o código mais complexo que você já conseguiu estruturar usando o prompt e o que aprendeu nas aulas?