Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Galera alguem pode me ajudar?

Seguinte sou novo no mundo da programação, vejo os vídeos e entendo, tudo certinho, o problema é que quando vou tentar fazer algo que eu aprendi eu travo, como se apagasse tudo, alguém pode me ajudar, talvez algumas Dicas de como posso superar isso...

1 resposta
solução!

Olá Guilherme! Tudo bem contigo?

Antes de mais nada, parabéns por embarcar no mundo da programação! Sabemos que no início pode ser um pouco desafiador, mas com dedicação e prática, você vai superar esse obstáculo.

Entendo como pode ser frustrante quando você aprende algo novo e, na hora de aplicar, parece que tudo some da sua mente. Mas fique tranquilo, isso é muito comum e acontece com a maioria das pessoas que estão começando na programação.

Uma dica que posso te dar é praticar bastante. Assim como em qualquer outra habilidade, a prática é fundamental para fixar o conhecimento. Tente fazer pequenos projetos ou exercícios relacionados ao que você aprendeu nos vídeos. Comece com coisas simples e vá aumentando a complexidade aos poucos.

Outra sugestão é revisar constantemente o conteúdo que você aprendeu. Às vezes, quando deixamos passar muito tempo entre o aprendizado e a aplicação, acabamos esquecendo alguns detalhes importantes. Faça anotações, resolva exercícios novamente e assista aos vídeos novamente se necessário.

Além disso, é importante ter paciência e não se cobrar tanto. A programação é uma área vasta e complexa, e leva tempo para se tornar realmente bom nisso. Então, não se preocupe se você travar ou cometer erros, faz parte do processo de aprendizado.

É normal se sentir perdido ou travar quando começa a aplicar os conhecimentos que adquiriu assistindo a vídeos ou estudando teoria. A prática é fundamental para consolidar o aprendizado, e é a partir dela que você realmente desenvolverá suas habilidades em programação.

Em síntese, seria mais algo assim:

1. Comece com projetos pequenos: Ao invés de tentar construir algo muito complexo logo de cara, inicie com projetos simples. Comece com exercícios básicos e, aos poucos, vá aumentando o nível de dificuldade conforme se sentir mais confiante. A cada novo projeto concluído, você vai ganhar mais segurança.

2. Pratique diariamente: A consistência é essencial para aprender programação. Dedique um tempo todos os dias para praticar e revisar o que aprendeu. Assim, o conhecimento se fixa melhor na memória e você ganha agilidade em programar.

3. Consulte a documentação: A documentação das linguagens de programação é uma fonte valiosa de informações. Sempre que tiver dúvidas sobre algum conceito ou função, consulte a documentação oficial. Ela costuma ter exemplos práticos que podem te auxiliar no entendimento.

4. Busque por projetos open-source: Existem muitos projetos de código aberto disponíveis na internet. Pesquise por repositórios no GitHub ou outras plataformas e explore o código-fonte de projetos semelhantes ao que você deseja desenvolver. Isso te dará insights sobre as melhores práticas e como resolver determinados problemas.

5. Faça anotações: Enquanto estuda e pratica, faça anotações do que você aprendeu. Criar um caderno de código ou utilizar ferramentas de anotação pode ser muito útil para revisar conceitos e soluções em momentos de dúvida.

6. Participe de comunidades e fóruns: A internet está repleta de comunidades de programadores onde você pode compartilhar suas dúvidas e obter ajuda. Participe de fóruns, grupos no Facebook, Reddit ou Discord, onde programadores mais experientes podem te orientar e até mesmo revisar seu código.

7. Crie projetos pessoais: Além dos exercícios propostos em tutoriais, crie projetos pessoais que sejam de seu interesse. Isso ajuda a manter a motivação e faz com que você pratique de forma mais empolgada e criativa.

Espero que essas dicas te ajudem a superar o bloqueio inicial e te impulsionem a continuar progredindo na programação. Lembre-se de que é normal cometer erros e enfrentar dificuldades, faz parte do processo de aprendizado. Com o tempo e a prática, você se tornará cada vez mais confortável e habilidoso na programação.

Se tiver mais alguma dúvida específica ou precisar de mais ajuda em algum tópico, sinta-se à vontade para perguntar. Estamos aqui para te ajudar!

Lembre-se de que todos nós passamos por isso no início, mas com prática e persistência, tenho certeza de que você vai conseguir!

Espero ter ajudado e bons estudos!