Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Futuro na área para pessoas sem formação especifica.

Olá a todos, sou biólogo e atualmente aluno de mestrado na área de genética e para o doutorado pretendo entrar na área de bioinformática, por isso me empolguei e já estou estudando programação, que será algo que vou utilizar muito. Tenho um leve conhecimento em algumas linguagens (no caso Perl e Python) e pretendo aprender muito mais durante os próximos anos. A minha dúvida é: alguém como eu, sem formação especifica dentro da área de computação e já nos 30 anos possui alguma chance dentro da área de desenvolvimento? Penso nisso porque a área de ciência é algo complicado no Brasil (muito trabalho e $$ de menos) e pretendo me casar e morar junto com a minha esposa. Estou gostando bastante desse aprendizado e pretendo começar a estudar também outras linguagens aqui pela Alura, além de aprender o máximo possível de lógica de programação. Existe futuro para pessoas sem formação especifica?

4 respostas
solução!

Olá, Leandro. Tudo bom?

Existe sim. Tenho muitos amigos sem qualquer formação na área de tecnologia trabalhando em grandes empresas e até em posições importantes.

Eu não tenho nenhuma faculdade e trabalho na área a mais de 8 horas, na verdade comecei minha carreira como palhaço por influência da minha mãe e entrei na área de desenvolvimento por influência do meu Pai. Sem qualquer formação na área de tecnologia, já trabalhei na Grob, Locaweb e algumas startups e hoje trabalho como desenvolvedor e instrutor na Caleum e Alura.

Pessoas trabalhando como desenvolvedor sem qualquer formação acadêmica é bem comum. Para você conseguir, basta você estudar bastante e fazer um bom network que você consegue entrar na área. Ah! Recomendo você participar dos eventos de desenvolvimento, isso vai ajuda você a entender para onde o mercado está apontando e também a conhecer pessoas certas :-)

Muito obrigado, Marco! Sua resposta me deixou mais empolgado de estudar e aprender ainda mais. Aproveitando o tópico: eu pretendo estudar Python (que vou usar no meu doutorado, porque é uma linguagem muito usada na bioinformática) e também pretendo me dedicar ao Java. O que você acha sobre isso? Tem alguma opinião?

Abraços!

Fala Leandro!

Apenas complementando o que o Marco falou: eu também não tenho formação e sou instrutor e desenvolvedor na Caelum/Alura e trabalho há mais de 10 anos na área. Inclusive, a pessoa que me indicou para trabalhar aqui também não tem formação nenhuma, e hoje é um dos principais responsáveis pelo app iOS do Nubank :)

Com relação à estudar Java, vai que vai Leandro! O mercado Java é muito bom e tem bastante oportunidades, além de ser uma tecnologia madura e estável :)

Olá Gabriel! Obrigado pela sua mensagem, isso me inspira para continuar estudando cada vez mais. Eu falei de Java mas na verdade tenho vontade de estudar várias outras coisas também hahaha, só vou precisar de tempo para tudo.

Obrigado a todos!