5
respostas

Futuro do gestor de projetos.

Galera, queria compartilhar aqui algo, e não sei até que ponto a dúvida é relevante. Tenho pesquisado bastante mas nada que me faça ter uma visão ou um conceito um pouco mais claro relacionado ao assunto. Como fica o futuro do gestor/analista/especialista de projetos? Somos automaticamente os novos scrum masters do mercado? Sem viés técnico, temos importância frente a um tech leader? Pra onde seguir? Quais as oportunidades pra essa galera? Apenas surfar na onda e rumar para ser um SM? Sem outras opções?

Gostaria muito de conversar a respeito e saber se esta pauta ronda somente os meus pensamentos ou não!

5 respostas

Também penso muito a respeito, pois o conhecimento está muito mais acessível e os próprios tech leaders tem se atualizado. Mas, depois de muito pensar, acredito que o futuro está em ser um EMBAIXADOR DAS BOAS PRATICAS. Que todos os dias não somente levantará a bandeira e defenderá metodologias ágeis, como promoverá e engajará a todos no mesmo rumo.

Oi Alexandre, obrigada por compartilhar sua opinião.

Aproveitando o q vc disse.......pensando em todo esse movimento de desprojetizacao e foco no produto (entrega, valor ao negócio), será que num futuro bem próximo fará sentido sermos guardiões de alguma prática/metodologia?

Isto me preocupa!

Mayara e Alexandre, acredito que as funções formais de chefia e gestão devam perder espaço e que a liderança deva ser cada vez mais importante. E liderança se constrói com conhecimento (de boas práticas, como citou o Alexandre) e com habilidades humanas.

Fui gestor de projetos tradicional, PMO e Agile Coach. Hoje, sou mais um compartilhador de conhecimento, facilitador, consultor / mentor organizacional e dou umas cacetadas também em análise de negócio e desenvolvimento de software quando demandado. Enfim, a gente vai se reinventando e sendo útil onde quer que possamos atuar com brilho nos olhos.

Roberto, que alegria em ver sua resposta aqui!

Sim, nesse sentido de ir se reinventando é que pauto minha questão. Estou em transição de função (gestor de projetos - SM), ou diria até mais. Talvez de carreira. Mas a dúvida é justamente o quanto vale a pena empregar energia e dinheiro com algo que , brevemente, talvez não esteja tão aquecido no mercado.

Mayara, sua dúvida é super comum. Pessoas da comunidade de metodologia se perguntam todo dia:

  • "Será que vale a pena se aprofundar em Ágil Escalado?"
  • "Certificação PMP ainda tem valor?"
  • "Será que não é melhor esquecer esta história de ser gestor e virar cientista de dados?"

Penso que o melhor a fazer é seguir o que causa paixão. Sairá bem feito e sempre haverá oportunidade para quem faz bem feito.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software