Alguém por favor poderia comentar pelo menos as 3 functions para mim,sobre o que elas estao fazendo,tipo um paso a paso,já estou a duas semanas e não consigo entender a lógica das functions. :´(.

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Alguém por favor poderia comentar pelo menos as 3 functions para mim,sobre o que elas estao fazendo,tipo um paso a paso,já estou a duas semanas e não consigo entender a lógica das functions. :´(.

Oi Maria, tudo bom?
Ela recebe um elemento do tipo formulário como argumento, cria uma variável paciente do tipo objeto, entao popula os valores do objeto com os valores do formulário e retorna essa variável
ela recebe um paciente como argumento, entao cria um elemento do tipo TR virtualmente e joga o elemento criado dentro da variável pacienteTR;
Na linha 33 vc adiciona a classe paciente neste TR
entao nas linhas 35-39 voce adiciona os filhos desse TR com a função montaTD
Em seguida você retorna esse elemento TR (table-row)
Ela recebe dois argumentos: dado e classe
ela cria um elemento virtual to tipo TD (table-data) e joga o valor dentro da variável td;
Entao na linha 45 você coloca o texto do TD com o textContent;
na linha seguinte voce adiciona uma classe a esse TD, que veio como argumento da função
e retorna esse elemento
Abraços