Tava percebendo que se da pra colocar uns códigos dentro de variável (igual faz com as funções) então no final das coisas as 2 coisas são bem parecidas né?
Que tipo de coisa só funciona em um e não funciona no outro?
Tava percebendo que se da pra colocar uns códigos dentro de variável (igual faz com as funções) então no final das coisas as 2 coisas são bem parecidas né?
Que tipo de coisa só funciona em um e não funciona no outro?
Olá Alves, tudo bem com você?
Você poderia me dar um exemplo do que você fez? Se você colocar um "código", ou uma expressão dentro da variável ela será calculada e armazenada
A única semelhança que temos entre as duas é que podemos armazenar uma função dentro de uma variável, por exemplo:
var soma = function(a, b) {
return a + b;
}
soma(3, 5)
>> 8
Mas fora isso, elas vão se comportar diferentes, se você faz:
var x = soma(3, 5) + 15 + 32
Parece ter uma expressão, ou um código ai dentro, mas na verdade o que temos é simplesmente o número 55 depois de tudo ter sido calculado :)
Fico no aguardo :)
Abraços!
Obrigado pela resposta!
Estava fazendo os exercícios de "Lógica de programação I" mesmo então tou começando a conhecer melhor esse tipo de coisa agora.
O que esta me dando algumas dúvidas é sobre quando usar uma variável e quando usar uma função enquanto programo.
Opa Alves,
Então, a questão é perceber que elas são bem diferentes, no caso podemos pensar da seguinte maneira:
variáveis
: Vamos utilizar para guardar um valor que iremos utilizar daqui um tempo, isso pode ser um Numero, uma String, um valor booleano
funções
: Vamos utilizar para separar comportamentos que iremos utilizar com frequência
Então:
function calculaDelta( a, b, c) {
return ( b * b ) / ( - 4 * a * c )
}
var delta = calculaDelta(2, 3, 4);
Veja que se eu criei a função calculaDelta
é porque provavelmente irei calcular mais de uma vez, e quero evitar de ficar escrevendo
( b * b / ( -4 * a * c)
,
Além disso o meu código fica mais claro para quem lê pois não precisa deduzir o que é essa conta toda
Agora em relação a variável, se eu estou guardando o valor de delta, é porque provavelmente irei utilizar depois, por exemplo:
function temRaizPositiva( delta ) {
if(delta > 0 ){
console.log("tem raiz real");
} else {
console.log("Não tem raiz real");
}
}
var delta = calculaDelta(2, 3, 4);
temRaizPositiva( delta )
Ou seja, eu calculo o delta
armazeno na minha variável, e já que eu tenho esse valor guardado, posso passar para uma outra função :)
Ficou Claro? Qualquer coisa estou à disposição!
Abraços
Obrigado pela resposta!
Pelo que entendi eu não poderia (por exemplo) usar uma variável para calcular o delta.
Só a função que permite o uso de parâmetros dinâmicos.