Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Funções em Javascript/Jquery, em relação a selecionar itens pela ".class", sendo elas genéricas ou especificas a página em si e seu conteúdo.

Em funções Javascript/Jquery, uma das opções mais usadas é seleciona o item pela "Class". Porém, nessa "Class" também pode ser definida seu estilo de CSS ou não. No caso dessas com "Estilo de Css", a mesma pode estar sendo utilizada em várias páginas do site por exemplo.

Em uma situação, onde é feito a criação de uma função Javacript,aplicada a uma determinada "class", a qual essa "class" esta sendo utilizada em outras páginas também. Porém quero aplica essa função a uma única página. Uma das soluções para esse caso, seria, criar uma arquivo .js com essa função e vincular apenas na página que quero aplicar tal função.

1) Essa questão de selecionar por Class me deixou um pouco confusa. Sei que não tem padrão, por depente de cada projeto e sua complexidade. Mas queria saber qual das 3 opções abaixo é melhor a ser analisada, ou uma outra opção.

A) Deixar as classes mais genérias. Assim as classes vão poder ser utilizadas mais vezes nas páginas. E criar arquivos .js mais especificos a cada página.

B) Criar as classes mais relacionadas com o conteúdo da página em si Assim o arquivo .js por mais que seja usado em outra página não vai interferir, devido cada página ter suas próprias "class" relacionadas ao seu conteúdo.

C) Fazer uma mistura do item A e B. Criando class mais genéricas e class mais especificas para o conteúdo relacionado a página em si. E fazer o mesmo para os arquivos .js. Criando arquivos .js com funções mais genéricas e arquivos mais especificos.

2) Dúvida: Posso em alguns casos, atribuir a uma "class" dois itens, sendo que uma vai se referir a seu "estilo css" e a outra vai ser usada para as funções "Javascript" ?

3 respostas
solução!

Boa noite Thais, suas dúvidas são boas, vamos la:

1) Nesse caso de arquivos .js e definição de classes para .css, realmente não existe um padrão, então vou te falar a forma que muitos frameworks do mercado fazem(bootstrap, foudation, etc...) e pessoalmente também sigo a mesma regra:

Crie arquivos .css e .js por componentes e não por páginas, existe padrões de nomear classes em CSS

Assim seu css será mais flexível e ficara muito mais organizado, pois quando precisar mexer em um alert irá ter um alert.css, ou quando precisar mexer no sistema de grid, terá um grid.css.

Quando for utilizar classes para trabalhar com javascript, adicione o prefixo js na classe, por exemplo: js-collapse, assim pode mudar o css á vontade que o seu javascript não irá parar de funcionar.

2) Sim, pode definir a mesma classe para quantos elementos quiser, essa é a diferença entre id e classes no CSS, quanto ID pode ser apenas um na página, a classe pode ser definida para N elementos.

Espero ter ajudado.

Ótima explicação, ajudou muito. Obrigada!

De nada, sempre que precisar não deixe de criar suas dúvidas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software