Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
7
respostas

Funções de contagem em Excel

Oi gente!

Tenho uma duvida sobre a função de contagem em excel. quero contar o numero de células que contem valores inferiores a 10 dentro de um grupo de células não sequenciais(intercaladas).

Ex: (A1;A3;A7;A9;A10;A12).

Embora as outras células não seleccionadas contem valores, não pretendo utiliza-las.

Como é que ficaria a função Excel para resolver este problema?

Já postei esta dúvida no próprio fórum do Curso de Excel, mas ainda não tive resposta!

7 respostas

Oi Cremildo, tudo bem?

Existe algum critério de filtro nessas células que você quer considerar no cálculo?

Por exemplo: são todas cujo valo do campo X é Y.

Pode nos passar mais detalhes sobre o cenário?

Oi Cremildo. Creio que o COUNTIF(A1:A12,"<10") resolva o seu problema. Para evitar as celulas vazias, use o COUNTA(A1:A12,"<10")

Oi Paulo! Oi Rodrigo!

Naõ exite um criterio de filtro. Na verdade quero contar todas médias médias de cada aluno em cada disciplina que são inferiores a 10. Porém, a média de cada disciplina resulta do cálculo das notas de cada trimestre. Por isso, os valores que preciso contar estão em um intervalo não sequenciais

Por exemplo, a média de Português está na célula A4, que é o reultado do cálculo da média dos valores de A1,A2,A3, a média de Matemática está em A8, que resulta do cálculo da média dos valores da A5,A6,A7 e assim sucessivamente para as outras diciplinas.

Entretanto, quero contar somente as médias do aluno em cada disciplina, mas somente as disciplinas cujas médias são inferiores a 10.

A função =cont.se(A1:A12;"<10") não resolve o problema, pois inclui os valores que não pretendo contar! Eu quero contar apenas os valores que estão dentro de certas células específicas A4,A8,A12,A20, A23... e que são inferiores a 10

Neste caso a função devia se assim:

=cont.se(A4,A8,A12,A20,A23;"<10")

mas A4,A8,A12,A20,A23 não representa um intervalo sequencial, por isso o Excel não compila.

Oi Rodigo!

O =conta(A4:A23;"<10" também não resolve o problema, pois as outras células que se encontra entre as seleccionadas para a contagem estão preenchidas(não estão vazias), mas não pretendo conta-las, embora possuam valores inferiores a 10

solução!

Pior que perguntando para alguns amigos falaram que nao da para passar cells especificas para funcoes que recebem ranges. Deram algumas gambiarras como alternativas, mas disseram que se voce tem um criterio que quer excluir essas celulas da conta, elas deveriam estar em outras linhas.

A ideia é fazer na mao mesmo, com uns IFS celular tal < 10 retorna 1, se nao retorna 0. e somar esses varios ifs.

Assim também não dá, porque teria que fazer no mínimo uns 50 ifs! Com o risco de deixar uma célula de fora. Deveria haver uma função que prevê esse tipo de casos!

Em todo o caso, agradeço pela vossa atenção.