Organização: uma pessoa, ou grupo de pessoas com funções, responsabilidades, autoridades e relacionamentos se unem para atingir seus objetivos. Logo, eu sozinho posso ser considerado uma organização? Para o ITIL4, sim, um freelancer ou autônomo, por exemplo, que, para atingir seus objetivos, precisará de responsabilidades, funções, relacionamentos (com seus clientes etc). Outro exemplo é uma organização de médio porte, como, por exemplo, um tribunal, com suas centenas de funcionários, cargos, funções etc. “Provedor de serviço” é o responsável por prestar ou oferecer o serviço. Ex: uma empresa que desenvolve softwares de gestão financeira. “Consumidor” É o responsável por consumir o serviço. Tipos:
- Consumidor Patrocinador: paga pelo serviço. Ex: o presidente de um tribunal, que assina o contrato e autoriza o pagamento de um produto para a gestão orçamentária da organização.
- Consumidor cliente define os requisitos e controla se o serviço realmente cumpre o que foi acordado. Ex: O departamento financeiro desta organização.
- O consumidor “usuário” é o responsável por usar o serviço. Ex: os funcionários do departamento financeiro que utilizam o software. “Outras partes interessadas” são as pessoas que fazem parte de uma organização. Ex: suporte técnico, pessoal da limpeza etc.