Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Funcionamento do Switch

Bom Dia , em relação ao funcionamento do switch fiquei com dúvida como o mesmo irá se comportar na seguinte situação: Quando é enviado um pacote de dados para um computador na rede (pela primeira vez) o switch ainda não sabe em qual porta está conectada o computador de destino, então o switch tenta descobrir qual o MAC da máquina (através do protocolo arp) que deve ser enviado o pacote. Então o meu computador de origem deseja enviar um pacote de dados para um IP, o switch recebe e tenta descobrir qual é o MAC deste IP destino e salva em sua memória que o IP x tem o MAC x esta conectado na porta x e a comunicação acontece.

Então em um segundo envio de dados, o meu computador deseja enviar novamente um pacote de dados para o mesmo computador do envio anterior. Gostaria de saber se é esse o fluxo que irá acontecer no segundo envio:

O meu computador origem envia um pacote de dados para o switch informando o IP de destino. O switch recebe e verifica que o IP de destino x possui o MAC x que está conectado na porta x? Me questiono isso porque caso eu fizesse o seguinte: conectasse outro computador na porta x com outro MAC. O switch enviaria os dados para o computador com MAC errado? Claro o computador não aceitaria os dados mas mesmo assim o switch trafegaria um pacote de dados indesejado pela rede a um computador que poderia ser malicioso. Gostaria de saber se é assim o funcionamento dos dois fluxos citados?

Obrigado!

2 respostas
solução!

Olá Bruno, tudo bem?

O fluxo seria assim, vamos supor que temos um dois computadores conectados no Switch, chamaremos o primeiro computador como sendo o computador A e o segundo como sendo o computador B.

Supondo que o computador A queira se comunicar com o B, o pacote será enviado para o Switch, caso o Switch não possua na sua tabela de endereços MAC onde o computador B está localizado, o Switch irá enviar para todas as portas o protocolo ARP com o inuito de descobrir o endereço IP do computador B, quando o computador B receber esse pacote, ele computador B vai perceber que está sendo procurado e irá retornar o chamado informando seu respectivo endereço MAC. Ao passado pelo Switch, o Switch irá agora saber onde o computador B está conectado.

Em um próximo momento que o computador A quiser se comunicar com o computador B, o Switch já sabe onde o endereço MAC do computador B está localizado e dessa forma, o pacote só será enviado agora para esse computador B e não mais para as demais portas, como havia sido feito pelo protocolo ARP.

Caso você desconecte esse computador B e coloque um computador C, as informações da tabela ARP no Switch não irá mais ter o registro do endereço MAC do computador B, porém o Switch não sabe qual é o endereço MAC do computador C, então se o computador A precisar se comunicar com o computador C, o protocolo ARP deverá perguntar quem tem o endereço IP procurado para que o Switch possa assim guardar o endereço MAC desse computador em sua tabela ARP.

Abs

Perfeito!!!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software