Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Funcionamento do Picasso / Glide

Bom dia pessoal, estou criando meu app e nele eu salvo uma ocorrência com foto para o firebase e utilizo o picasso para recuperar essa imagem e preencher meu image view no meu view holder. Tenho 2 dúvidas: 1 - Picasso ou Glide? pergunto pois olhando alguns exemplos do firebase, ele sugere o Glide, então gostaria da opnião de vocês sobre qual a melhor biblioteca atualmente e o motivo. 2 - Quando eu chamo meu view holder, o picasso vai até a url, traz a imagem bonitinha. Qual exatamente é o processo do picasso? Ele traz a imagem, e ele armazena ela em cache? Ou toda vez que minha view é recriada, ele vai até a url, e baixa a imagem novamente?

2 respostas
solução!

Oi Jilles, blz?

Sobre picasso ou glide, tem esse post que mostra alguns detalhes comparativos entre as libs.

Em destaque temos os seguintes detalhes:

• Tamanho da lib: O Glide ocupa mais espaço;
  • Suporte para gif: Apenas o Glide da suporte a gifs;
  • Suporte a thumnail com múltiplas imagens: O Glide consegue carregar mais de uma imagem dentro de um ImageView.

Enfim, é uma questão de avaliação e analise. Eu costumo sempre usar o Glide por conta do suporte a gifs que pode ser útil em algum momento.

Sobre a parte de cache, automaticamente é feito via memória e disco, então tudo indica que não é feita uma nova requisição. Para você ter certeza se está sendo feita uma nova requisição, você pode verificar por meio da execução network profile do Android Studio 3.0+.

Caso tenha interesse em modificar a forma como o cache funciona, é possível configurar políticas de memória e rede. Nesse post mostra alguns exemplos.

[]s

Perfeito cara, muito obrigado!!!