Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Funcionamento básico de um switch

Olá. Fiquei com dúvidas sobre o funcionamento básico do switch após o primeiro vídeo que o aborda.

Na simulação, havia um delay para que o switch começasse a se comunicar com os computadores. Isso implicaria, por exemplo, que se eu conectar um novo computador em um switch deverei aguardar um pouco para verificar se a conexão está correta?

A informação sobre as conexões que é guardada na memória do switch é mantida no caso de desligamento dele?

Se eu trocar um computador X da porta 1 para a 2 de um switch, ou se trocar na porta 3 um computador Y por outro computador Z, isso pode causar alguma degradação na rede enquanto o switch se adaptar às novas conexões?

Uma porta do switch com restrições de segurança e que seja atacada por um usuário malicioso bloqueará as conexões, correto? Se o ataque sessar e o computador que antes usava aquela porta tentar usá-la novamente, ela permanecerá bloqueada?

Agradeço os esclarecimentos.

2 respostas
solução!

Olá,

Quando conectamos um computador a um Switch, teremos o envio do protocolo ARP, esse protocolo é responsável por informar o endereço MAC de um dispositivo que responde por um endereço IP. Esse delay seria de apenas alguns milisegundos e não impactaria a percepção do usuário final com relação a conectividade.

Por padrão, as conexões não são mantidas no Switch em casa de desligamento. Caso haja trocas de dispositivos de uma porta para outra, tal informação é removida da memória do Switch, não ocorrendo assim degradação do serviço.

Com relação ao ataque, depende de como a segurança da porta foi configurada, por padrão, ela irá bloquear caso algum ataque ocorra e para que a porta volte a funcionar normalmente é necessário que o administrador de rede desabilite a porta administrativamente e habilite-a.

Abs

Muito obrigado.