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resposta

funciona ?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'gray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;// temos que tirar a variavel raio da funcao desenhaCirculo para que ela armazene os novos valores de raio.

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey) {

           raio = raio + 10; // raio agora passa a valer 20!
        }
        console.log(raio);
        if (evento.altKey){// ao apertar alt o raio decresce de 5
          raio = raio - 5;
        }
        if (raio > 40){
          alert("esse raio é muito grande");
          raio = 10;
        }
        if (raio < 10){
          alert("esse raio é muito pequeno");
          raio = 10;
        }
1 resposta

Oi, Fernando, tudo bem?

O código que você colocou aqui está completo? Eu complementei chamando a funçãodesenhaCirculo e acrescentei as propriedades do pincel e funionou sim :}

Bons estudos!