1
resposta

FUNÇÃO UP_ARROW e DOWN_ARROW

olá, minha raquete não está se movimentando e quando eu coloco (keyIsDown(UP_ARROW)) e (keyIsDown(DOWN_ARROW)) o down arrow e up arrow estão em vermelho e a função não vai. coloquei tudo como o professor explicou na sala e mesmo assim não está indo:

let xBolinha = 300; let yBolinha = 200; let diametro = 30;

let velocidadeXbolinha = 6; let velocidadeYbolinha = 6;

let xRaquete = 5; let yRaquete = 160; let xTamanhoR = 10; let yTamanhoR = 90;

function setup() { createCanvas(600, 400); }

function draw() { background(0); mostrabolinha() //movBolinha() velocidadebolinha() mostraRaquete() movRaquete() }

function mostrabolinha(){ circle(xBolinha, yBolinha, diametro) }

function movBolinha(){ xBolinha += velocidadeXbolinha yBolinha += velocidadeYbolinha } function velocidadebolinha(){ if (xBolinha > 585 || xBolinha < 15){velocidadeXbolinha *= -1} if (yBolinha > 385 || yBolinha < 15){velocidadeYbolinha *= -1} }

function mostraRaquete(){ rect (xRaquete, yRaquete, xTamanhoR, yTamanhoR) }

function movRaquete(){ if (keyIsDown(UP_ARROW)){ yRaquete -= 10; } if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){yRaquete += 10} }

1 resposta

Olá, Larissa! Tudo bom?

As funções de keyIsDown() realmente ficam em destaque porque são próprias da biblioteca do p5.js. Mas se aparece algum erro no console, então precisamos entender o que está acontecendo.

Uma outra dúvida muito comum é a gente esquecer que precisa apertar o play do jogo, clicar na tela de preview (pré-visualização) com o cursor (o mouse) e só depois que movimentamos as setas. Faça o teste e avise aqui se funcionou, certo?

Fico no aguardo!

Um abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software