Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Função sobre a função diff()

Boa tarde!

Estou com uma dúvida sobre a função difF(). Pelo que entendi, ele tira a diferença de uma linha com a anterior. Porém, se no dataset as datas estiverem fora de ordem, ele não faria a conta de forma errada? Corrijam-me se eu estiver errado. Nesse caso, após converter os dados em datetime, usar o sort_value com o inplace=True, funcionaria?

Outra dúvida relacionada, eu tinha um dataset onde os dados do mês e ano estavam em número inteiro (ex. 1, 2, 3, 2018, 2019 e etc.) e em colunas separadas. Se eu concatenar as duas colunas adicionando um "-" no meio, eu consigo converter para datetime ? Tem algum limite onde a função to_datetime não consegue converter, por exemplo um padrão "01/2023", "01, 2023" ou "Mar-2023" e etc.?

1 resposta
solução!

Oi, Fábio, tudo bem?

Desculpe a demora em te responder!

Você está absolutamente correto em suas observações. A função diff() do pandas calcula a diferença entre um elemento e o elemento anterior na série. Se as datas estiverem fora de ordem, a função pode não fornecer os resultados esperados. Portanto, é uma boa prática ordenar o DataFrame por data antes de aplicar a função diff(). O uso do sort_values() com inplace=True é uma maneira eficaz de fazer isso.

Por exemplo:

df.sort_values('data', inplace=True)
df['diferenca'] = df['valor'].diff()

Quanto à sua segunda pergunta, sim, você pode concatenar as colunas de mês e ano para criar uma nova coluna de data. O pandas é bastante flexível quando se trata de converter strings para datetime. A função to_datetime() do pandas pode lidar com uma variedade de formatos de data. Se você tiver uma coluna de mês e uma coluna de ano, você pode combiná-las em uma única coluna de data assim:

df['data'] = pd.to_datetime(df['ano'].astype(str) + '-' + df['mes'].astype(str))

A função to_datetime() deve ser capaz de lidar com os formatos "01/2023", "01, 2023" e "Mar-2023" sem problemas. No entanto, se você tiver um formato de data que to_datetime() não consegue interpretar automaticamente, você pode fornecer um argumento format para especificar o formato da data. Por exemplo, para o formato "Mar-2023", você poderia fazer:

df['data'] = pd.to_datetime(df['data'], format='%b-%Y')

Espero ter ajudado. Caso tenha dúvidas, não hesite em postar no fórum!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software