1
resposta

Função print(type())

Olá bom dia. Em algum curso com o Guilherme Silveira ele mostra como retorna apenas o tipo usando print(type()) entretanto pra fazer isso precisa acrescentar uma função no final da função print() eu não me lembro ao certo.

tipo = 10 print(type(tipo)) retorno -> <class 'int'> Quero um retorno que venha apenas o int porém utilizando o print(type(tipo))... mais não sei qual é a função

Seria assim:

tipo = 10 print(type(tipo))..a função que não sei qual é retorno -> int

Ou seja quero remover todos os caracteres e espaços, menos o tipo que ne exemplo é o int. Alguém sabe? Obrigado.

1 resposta

Bom dia, João!

Eu estou começando agora também, mas pelo que entendi você vai receber um valor do usuário e testar se ele é do tipo inteiro. Partindo desse pressuposto eu faria dessa forma.

valor = str(input('Digite um valor qualquer: ')) # Recebendo o valor digitado pelo usuário

tipo = '' # inicializando a variável "tipo" com um valor vazio

try: # tentando converter o valor digitado pelo usuário para o tipo inteiro

valor = int(valor)

except: # caso não consiga converter o valor digitado pelo usuário, isso significa que é uma string qualquer

print(f'O valor "{valor}" é um tipo string')

else: # caso ele tente sucesso ao converter o valor digitado pelo usuário, é atribuído a variável "tipo" o valor "int", dessa forma você pode utilizar a variavel "tipo" e manipular como quiser

tipo = 'int'
print(f'O valor "{valor}" é um tipo inteiro')

Espero ter ajudado.