A função preload() é implementada mas não é chamada na função draw(). Logo, ela independe de chamada igual a função setup()?
A função preload() é implementada mas não é chamada na função draw(). Logo, ela independe de chamada igual a função setup()?
Olá, Willision! Como você está?
Excelente apontamento, seu raciocínio está correto. O p5.js é uma biblioteca JavaScript que apresenta uma estrutura de comportamento e possui algumas funcionalidades "pré prontas" que nos ajudam na construção dos jogos ou animações. Essas funcionalidades são executadas através dos métodos desenvolvidos. Esses métodos e funções são a preload, a setup, draw, dentre muitas outras.
O função preload(), por exemplo, funciona com o carregamento de imagens externas. De acordo com a documentação de referência do p5.js , a preload() carrega imagens de forma assíncrona. Isso significa que nós precisamos chamar a preload() antes da setup(). Só depois disso que a setup() irá esperar a chamada da imagem que foi carregada no preload(). Para mais informações você pode conferir a documentação oficial do p5 Preload().
Continue compartilhando seu processo e também as soluções que encontrar!
Um grande abraço e bons estudos!!