Eu só queria saber se eu estou correta ou não. A função piscaLed só pode ser chamada dentro do método loop porque ela é uma função global, ou não tem nada a ver com isso?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu só queria saber se eu estou correta ou não. A função piscaLed só pode ser chamada dentro do método loop porque ela é uma função global, ou não tem nada a ver com isso?
Oi, dev! Tudo bem?
Sabendo que uma função global no nosso projeto é aquela que definimos fora de qualquer outra função (como piscaLed) e consequentemente pode ser acessada de qualquer parte do código, não apenas do bloco onde foi definida, podemos dizer que sim, a função piscaLed pode ser chamada dentro do método loop pois é global.
Somado a isso, por estar definida agora em uma função global fora do método loop, a função piscaLed pode ser chamada em qualquer lugar do código, não apenas dentro do método loop. Por exemplo, se quiséssemos que o LED piscasse apenas uma vez quando o Arduino é ligado, poderiamos chamar a função piscaLed dentro do método setup ao invés do loop.
Deixo também como sugestão de leitura o seguinte artigo da documentação oficial do Arduíno:
Espero ter ajudado! Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
Entendi. Muito obrigada :)