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função para que a raquete não saia do canvas

Essa foi a solução que encontrei quebrando a cabeça um pouco e funcionou para mim dentro do que eu queria!

//obs. meu canvas está definido com heigth 400 e esses foram os valores que cheguei para que ela não ultrapasse o limite do canvas... // //obs2. não se esqueça chamar a função no DRAW//

function limiteRaquete (){
//Minha raquete//
  if (yRaquete  >= 310) {
    yRaquete = 310;
} if (yRaquete <= 0) {
  yRaquete = 0;
}
//Raquete Oponente//
  if (yRaqueteOponente  >= 310) {
    yRaqueteOponente = 310;
} if (yRaqueteOponente <= 0) {
  yRaqueteOponente = 0;
}
}
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Olá, João, tudo bem?

Testei os seus códigos, e eles estão funcionando perfeitamente! Fico feliz que tenha conseguido implementar uma forma que não ultrapasse a tela do canvas. Parabéns!

Recomendo que caso queira compartilhar mais os seus projetos, interagir com os estudantes, e fazer networking, o Discord da Alura é uma ótima ferramenta para tais tarefas.

Abaixo há um link para a plataforma e outro com o tutorial:

Continue praticando os exercícios para consolidar seus conhecimentos de programação.

Reforço que estou à disposição para tirar dúvidas.

Abraços.