Bom dia,
porque no lugar da function mostra nesse caso tem que usar a função document.write se não o resultado fica diferente?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia,
porque no lugar da function mostra nesse caso tem que usar a função document.write se não o resultado fica diferente?
Notei também que foi utilizado "<=" . Para não ter perigo de esquecer esse sinal de igual eu posso alterar a var para iniciar em "0" no for () ou while() , igual eu fiz no print? Ou é considerado má pratica?
E aí, Caio! A função "mostra()" pré definada por nós, tem um diferencial a mais, ela chama a função "pulaLinha()" logo depois do document.write().
<meta charset="utf-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase){
document.write(frase);
pulaLinha();
}
for(var linha = 1; linha <= 3; linha++) {
for(var coluna = 1; coluna <= 10; coluna++) {
document.write("*"); /*Se você chamar mostra() aqui dentro, o pulaLinha()
virá aqui, logo depois do document.write(), dê uma conferida no código
que é executado na função mostra(), seria assim:
document.write("*");
pulaLinha();
Porém queremos que pule linha apenas quando este laço de repetição terminar, ou seja
(escreva 10 vezes e pule linha) e não enquanto ele repete (escreva e pule, escreva e pule),
por isto chamamos pulaLinha() depois do fechamento das chaves "}", que indica o limite das instruções
do laço for de dentro */
} // Aqui termina o laço de dentro
pulaLinha(); // Agora eu pulo linha
}
</script>
Respondendo sua segunda pergunta. É uma questão de conveniência, o importante é não esquecer de colocar <= quando iniciado em "1", ou esquecer de tirar o igual de "<=", se iniciado em "0".