2
respostas

função match aplicada ao exercício 4

Resolvi todos os exercícios anteriores mas estou em dúvida de como fazer o exercício 4 com a função match. O match deve ser realizado com duas variáveis, coord_x e coord_y mas não estou conseguindo interpretar o case como uma condicional dupla coord_x>0 E coord_y >0. Segue o meu código só para o primeiro quadrante.

coord_x = int(input('Coordenada X: ')) coord_y = int(input('Coordenada y: '))

match {coord_x, coord_y}: case coord_x>0 and coord_y>0: print(f'A coordenada ({coord_x}, {coord_y}) pertence ao primeiro quadrante\n')

2 respostas

Oi, Ricardo! Como vai?

Com o que você descreveu, a dúvida faz sentido — a estrutura do match no Python 3.10+ não permite expressões booleanas diretamente como case coord_x > 0 and coord_y > 0. O match funciona com padrões de valores e tipos, não com comparações ou condições.

Uma dica interessante para o futuro é seguir com condicionais tradicionais nesse caso. Veja este exemplo:

coord_x = int(input('Coordenada X: '))
coord_y = int(input('Coordenada Y: '))

if coord_x > 0 and coord_y > 0:
    print(f'A coordenada ({coord_x}, {coord_y}) pertence ao primeiro quadrante')

Esse código usa if com and para verificar as duas condições ao mesmo tempo.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Obrigado pela orientação. Eu tentei achar uma saída para uma versão match mas não consegui.

valeu