1
resposta

Função LINEST não funcionou

Tentei reproduzir o que foi mostrado no vídeo no LibreOffice Calc, mas quando aplico a funçã LINEST ele me retornou o erro "#NOME?"

1 resposta

Olá Miguel,

Para reproduzir isso no LibreOffice Calc é bem mais complicado, antes de tudo se as sua língua estiver em português o nome da função vai ser diferente de LINEST (eu pesquisei mas não encontrei o equivalente em português). Se você quiser pode configurar para utilizar as fórmular com o nome em inglês, em Ferramentas -> Opções -> LibreOffice Calc -> Fórmula e então marcando a opção Utilizar nomes ingleses das funções então ao digitar a fórmula você vai ver a sugestão correta aparecendo.

Para executar essa função você precisa selecionar 3 células primeiro: E1, F1 e G1 por exemplo, e com as três células selecionadas é que você vai digitar a função, e após digitar pressione Ctrl + Shift + Enter para executar. Todos esses passos devem ser seguidos no Calc porque o LINEST é uma função de array.

Outro detalhe é que para passar os valores True ou False você utiliza 1 e 0 na função, exemplo: =LINEST(A1:A20; B1:C20; 1; 0).

Estranhamente após fazer alguns testes ainda tive resultados diferentes entre o Calc e o Sheets utilizando os mesmos dados, então eu realmente recomendo que você utilize o Google Sheets (Planilhas do Google) para seguir o curso igual ao instrutor, já que é gratuito e online você pode acessar diretamente do seu navegador sem instalar nada.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software