Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Função for

Eu fiz o seguinte simples programa: contador = 1 for contador in range(1, 11): print(contador) Porém, quando eu retiro "contador = 1", o programa funciona do mesmo jeito. Por qual motivo eu não preciso declarar a variável contador para que a função for funcione?

1 resposta
solução!

Oi Lucas, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Sua dúvida é bastante comum entre quem está começando a aprender Python, e é ótimo que você esteja atento a esses detalhes.

No Python, quando usamos o comando for, ele cria a variável que você especificar automaticamente. No seu caso, quando você escreve for contador in range(1, 11):, o Python entende que deve criar a variável contador e atribuir a ela os valores de 1 a 10, um de cada vez, executando o bloco de código dentro do for para cada valor.

Portanto, não é necessário declarar a variável contador antes do loop for, já que o próprio comando for vai criar essa variável para você. O código contador = 1 que você escreveu antes do for não tem efeito no loop, por isso, mesmo quando você o remove, o programa funciona do mesmo jeito.

Aqui está um exemplo prático:

for i in range(1, 6):
    print(i)

Este código irá imprimir os números de 1 a 5, mesmo que a variável i não tenha sido declarada anteriormente.

Um abraço e bons estudos.