2
respostas

Função do UPGRADE

Se eu tenho uma distribuição linux em determinada versão, e então surge uma outra, pra eu conseguir essa nova versão basta usar o "upgrade" pelo terminal ou esse comando só faz atualizações em relação a versão atual instalada e portanto terei que baixar e fazer uma nova instalação?

2 respostas

Olá, Renan.

O comando upgrade irá apenas atualizar pacotes já existentes no seu sistema. Eu utilizo o Ubuntu, e nele, sei que existe duas maneiras de fazer um upgrade para uma versão mais nova.

Um deles é utilizando o comando

sudo do-release-upgrade

Comando esse do qual nunca fiz uso.

A outra maneira aqui no Ubuntu é assim:

https://www.linuxdescomplicado.com.br/2016/04/saiba-como-atualizar-seu-ubuntu-14-04-lts-para-o-ubuntu-16-04-lts-sem-formatar.html

De qualquer forma, minhas experiências com atualização de versão sem formatar não foram boas. Particularmente prefiro formatar e instalar.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar.

Abraços e bons estudos

Olá Renan, tudo bem?

Para atualizar a versão da distribuição (Debian, Ubuntu, Mint, ...) é necessário primeiro alterar o arquivo de configuração "sources.list" apontando para nova versão da distribuição, para depois executar os comandos referentes a update, upgrade e dist-upgrade .

Sem alterar o arquivo de repositório, os comando ficam restritos a atualizações dos pacotes referenciados na versão corrente. Nas distribuições derivadas do RedHat (CentOS, Fedora, Korora) também há maneiras de executar o update da versão da distribuição por linha de comando seguindo mais ou menos o mesmo processo de alterar o arquivo de repositório.

Espero ter ajudado de alguma forma, um abraço e bons estudos.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software