Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

funçao delete

simplesmente eu nao posso a apagar o codigo ao em vez de adicionar outra funçao ?

3 respostas
solução!

Olá Danillo! Como vai?

No contexto dos objetos, a função delete é usada para remover uma propriedade específica de um objeto. No exemplo que você mencionou, ao invés de adicionar uma nova função, você pode simplesmente usar delete para remover uma propriedade que não deseja mais, como no caso da propriedade páginas de um objeto livro.

Aqui está um exemplo prático:

const livro = {
    titulo: 'O Hobbit',
    autor: 'J. R. R. Tolkien',
    paginas: 310,
    idiomas: ['Inglês']
};

// Removendo a propriedade 'paginas'
delete livro.paginas;

console.log(livro);
// Saída: { titulo: 'O Hobbit', autor: 'J. R. R. Tolkien', idiomas: ['Inglês'] }

No exemplo acima, a propriedade paginas é removida do objeto livro usando delete livro.paginas. Após a remoção, quando imprimimos o objeto livro, a propriedade paginas não aparece mais.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

a minha duvida era se eu poderia simplesmente apagar a linha de codigo, mais entra a questao de api's que eu nao posso fazer alteeraçoes nao e mesmo ?

Oi, Danillo!

Sim, em exercícios locais você pode apagar a linha de código, mas em APIs ou sistemas externos você não pode alterar o código-fonte diretamente. Nesses casos, o que você controla é o objeto retornado em tempo de execução, não a definição original.

O que fazer diretamente:

• Em código seu: apagar a linha funciona, pois você controla o arquivo.
  • Em dados vindos de uma API: mantenha o objeto como está e use delete para remover a propriedade em memória, sem alterar a API.

Veja este exemplo:

const respostaApi = {
  id: 1,
  nome: 'Livro',
  paginas: 300
};

delete respostaApi.paginas;

console.log(respostaApi);

Neste ponto, a API continua igual, mas o objeto que você usa no seu código não terá mais a propriedade. É exatamente por isso que o delete existe: ajustar objetos sem mexer na fonte original dos dados.

Fico à disposição!