3
respostas

Função das aspas

Até então não vi função nenhuma nas aspas.

Se escrevo echo "bem vindo ao curso do alura" > bemvindo.txt ele cria como ensinaram, mas se eu fizer sem aspas dá no mesmo:

echo bem vindo ao curso do alura > ozzy.txt

ao abrir o arquivo ozzy.txt pelo terminal ou pelo nautilus deu no mesmo.

Pra que e por que usar as aspas?

3 respostas

Lucas, as duas sintaxes são aceitas. Mas passar aspas para representar uma cadeia de caracteres é padrão nas linguagens de programação, por isso muitos tutoriais e aulas mostram assim.

Abraço.

Oi Lucas,

Pra esse caso específico não tem diferença, tanto faz usar aspas ou não. Usando as aspas você ganha mais legibilidade e depois se precisar imprimir alguma variável de ambiente, você precisará usar as aspas.

Abraço!

Utilizando aspas duplas o sistema entende que o que esta sendo enviado é apenas uma variável, no caso sem as aspas duplas ele entende a sentença Bem vindo como duas variáveis distintas. Imagina que você tenha que declarar uma à nível de programação, como citado pelo Manoel, a variável p1 e p2, quando não usamos as aspas duplas estamos alocando dois espaços na memória do sistema para armazenar p1= Bem e p2 =vindo, ao invés de utilizar apenas 1. No exemplo do curso visualmente não tem diferença nenhum, mais se procurar pela internet ou até mesmo nos arquivos existentes no linux vai notar que sempre usam aspas duplas para destacar o texto, ainda mais pelo fato de torna tudo mais legível e evitar possíveis erros.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software