1
resposta

Função Criar barra

Eu não entendi muito bem a ideia de ter uma função "cria barra".

Temos três funções, as duas primeiras (desenha retângulo e texto) eu entendi, conforme já explicado nos vídeos, mas quando ele declara uma nova função para criar as barras eu fiquei confusa. Esta função de criar barra parece ser uma junção das duas funções anteriores, ou seja, uma função composta por outras duas funções. Gostaria que eu alguém me explicasse melhor esta função de desenhar barra como um todo. Ainda não estou entendo direito quando há mais de uma variável (array)

1 resposta

Boa tarde, Bruna! Como vai?

Exatamente como vc percebeu, o objeto da função desenhaBarra() é encapsular dentro dela toda a lógica de desenho do gráfico da barra na tela utilizando pra isso as outras duas funções ( desenhaRetangulo() e desenhaTexto() )! Isso facilita pois dessa forma não teremos que repetir todo o código de desenho da barra sempre que quisermos desenhar uma na tela!

Já sobre os arrays vc pode entendê-los como uma sequência de caixinhas ( variáveis ) uma do lado da outra onde em cada uma delas vc pode guardar um valor. Só que pra acessar cada uma dessas caixas vc irá precisar de uma etique que identifique a tal caixa que vc deseja! E é justamente pra isso que existe o índica numérico que vc utiliza dentro dos colchetes!

Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!

Grande abraço e bons estudos, minha aluna!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software