Eu programo em PHP / Codeigniter e tenho um helper com as funcões que uso dentro do projeto, exemplo:
calculcarIdade($anonascimento)
Como ficaria estes tipos de funções dentro do c# / .NET ? crio uma classe para cada função?
Eu programo em PHP / Codeigniter e tenho um helper com as funcões que uso dentro do projeto, exemplo:
calculcarIdade($anonascimento)
Como ficaria estes tipos de funções dentro do c# / .NET ? crio uma classe para cada função?
Olá Marcelo!
Cada classe pode ter várias funções, desde que elas façam parte da responsabilidade da classe.
As funções CalcularIPTU();
e CalcularICMS();
poderiam fazer parte da classe Impostos
. Mas não faria sentido a função CalcularIPTU();
fazer parte da classe ApplicationContext
(que é uma classe relacionada a comunicação com banco de dados).
Espero que tenha ficado clara a explicação. Mas no geral, a classe tem um responsabilidade e as funções são relativas a essa responsabilidade.
Bons estudos!
Mais e no caso de funções por exemplo:
formatarData() -> para formato a data para o formato brazil?
tempoAgora() -> mostra o tempo de uma data até agora, ex. "Há 3 minutos", "Há 3 horas e 15 minutos", etc...
Como ficaria neste caso? onde criaria esta função, visto que preciso usar ela em dentro dos controller, models e views
Neste caso você poderia criar uma pasta chamada Helper e dentro dela um arquivo chamado DatasHelper.cs. Ou então uma pasta chamada Formatters com o arquivo DatasFormatter.cs.
Você também pode separar seu código em pastas (namespaces) de acordo com o nível de separação de código que deseja para a aplicação. Um exemplo meu é colocar os arquivos que tem a ver com a conexão com banco de dados em uma pasta chamada Infra. E fazer acesso ao banco de dados por meio de repositórios dentro de uma pasta chamada Repository.
Depois disso, é só incluir o namespace com o using
para usar esses códigos.
Por mais que tenha um "padrão", você precisa separar seu código em uma estrutura que faça sentido para você.