Como faço para transformar só este trecho em uma função php?
$resultado = mysqli_query($conexao, "select * from usuarios where id= {$id}"); $dado = mysqli_fetch_assoc($resultado);
Estou querendo buscar os dados somente de um usuário
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Como faço para transformar só este trecho em uma função php?
$resultado = mysqli_query($conexao, "select * from usuarios where id= {$id}"); $dado = mysqli_fetch_assoc($resultado);
Estou querendo buscar os dados somente de um usuário
Francis, normalmente em um refatoração você passa para a função o que é variável no trecho de código. No seu caso é o $id do usuário e, aparentemente, a $conexao, que está no seu código principal.
Acredito que seria algo parecido com:
function retornaUsuario($id, $conexao) {
$resultado = mysqli_query($conexao, "select * from usuarios where id= {$id}");
return mysqli_fetch_assoc($resultado);
}
Na hora de chamar sua função:
// $conexao = abreConexao();
$usuario = retornaUsuario(1, $conexao);
Não parece muito legal enviar a conexão por parâmetro, mas tem que analisar seu código para verificar a melhor opção :)
Sim... mas o que seria esse 1?
E tentei aqui e parece que não está dando certo. Se eu coloco só o código sem a função na página e dou um echo $usuario ['cidade']; ele exibe a cidade do usuário. Mas extraí para função como você colocou, não deu erro algum, porém o echo não exibiu nada e obrigado por me ajudar
O valor 1 coloquei como exemplo de um $id de algum usuário, mas você utilizaria o $id que você está tentando buscar.
Vi também que você está utilizando a variável $dado para recuperar o usuário, desta forma troque por:
$dado = retornaUsuario($id, $conexao);
A sim, agora deu certo. Obrigado