Como faço para transformar só este trecho em uma função php?
$resultado = mysqli_query($conexao, "select * from usuarios where id= {$id}"); $dado = mysqli_fetch_assoc($resultado);
Estou querendo buscar os dados somente de um usuário
Como faço para transformar só este trecho em uma função php?
$resultado = mysqli_query($conexao, "select * from usuarios where id= {$id}"); $dado = mysqli_fetch_assoc($resultado);
Estou querendo buscar os dados somente de um usuário
Francis, normalmente em um refatoração você passa para a função o que é variável no trecho de código. No seu caso é o $id do usuário e, aparentemente, a $conexao, que está no seu código principal.
Acredito que seria algo parecido com:
function retornaUsuario($id, $conexao) {
$resultado = mysqli_query($conexao, "select * from usuarios where id= {$id}");
return mysqli_fetch_assoc($resultado);
}
Na hora de chamar sua função:
// $conexao = abreConexao();
$usuario = retornaUsuario(1, $conexao);
Não parece muito legal enviar a conexão por parâmetro, mas tem que analisar seu código para verificar a melhor opção :)
Sim... mas o que seria esse 1?
E tentei aqui e parece que não está dando certo. Se eu coloco só o código sem a função na página e dou um echo $usuario ['cidade']; ele exibe a cidade do usuário. Mas extraí para função como você colocou, não deu erro algum, porém o echo não exibiu nada e obrigado por me ajudar
O valor 1 coloquei como exemplo de um $id de algum usuário, mas você utilizaria o $id que você está tentando buscar.
Vi também que você está utilizando a variável $dado para recuperar o usuário, desta forma troque por:
$dado = retornaUsuario($id, $conexao);
A sim, agora deu certo. Obrigado