Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Fui cobrado no Free Tier - Java Spring / Docker / MySQL

Olá a todos!

Preciso de ajuda com relação aos produtos EC2 e RDS da AWS. Acabei sendo cobrado por um motivo que eu não entendi e isso me deixou com medo de usar o serviço para colocar minhas aplicações. Sem a disponibilidade gratuita do Heroku, não vejo outro lugar para colocar minhas aplicações de portifólio.

Bom, abaixo seguem os produtos que geraram custo no mês de novembro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Basicamente, eu fiz uma aplicação Java MVC usando Spring e com um banco de dados em MySQL. Como foi meu primeiro deploy, criei um banco de dados no RDS e fiz o link da url dele no arquivo aplication propierties do meu projeto. Em seguida eu gerei um container Docker da aplicação e mandei para o repositório Docker. Por fim, eu criei uma instância EC2 e inicei o container Docker no modo que eu podia fechar o terminal sem a aplicação parar. Depois de alguns dias eu já comecei a ser cobrado.

Minhas perguntas são:

  • Por que eu fui cobrado se o plano Free Tier promete aplicações gratuitas durante 12 meses rodando 24 hrs? A minha aplicação é bem simples e o banco de dados só tem algumas linhas. No custo mostra que eu excedi a capacidade, mas não consigo ver qual é o problema.

  • No plano gratuito é mesmo possível deixar a aplicação rodando 24 hrs por dia? Para mim, o container precisa rodar o dia todo, para eu conseguir acessar o site sempre que eu quiser. É assim mesmo que um site fica no ar?

  • Se a Amazon sempre me cobrará por aplicações muito pequenas com banco de dados, onde é o melhor lugar para publicar meus projetos back-end como portifólio sem pagar rios de dinheiro? O Heroku parecia uma boa ideia, mas eles fecharam o modo gratuito de banco de dados agora em novembro.

Desde já agradeço qualquer contribuição e se precisarem de algo, contem comigo.

5 respostas
solução!

Olá Ramon, tudo bem?

Pelo print enviado, o RDS foi cobrado pois o free tier é 20GB por mês, você utilizou 94.697GB, gerando um custo de 10.89 dólares

O Elastic IP Addresses e o Route 53 utilizados não tem no free-tier

No plano gratuito é possível deixar aplicações rodando, porém tem que tomar cuidado na hora de fazer esse cálculo, pois tudo que passar ou não for coberto pelo free-tier será cobrado do cartão.

Mas algo está errado, pois utilizar 94.697GB de banco de dados para uma aplicação simples não é normal, suspeito que você tenha deixado público na internet com uma senha muito simples (ou a senha default), rs.

Olá, Otávio!

Você conhece algum outro motivo que poderia estar relacionado ao gasto alto? As tabelas do banco não chegam nem a ter 10 linhas, mas a impressão que eu tenho é que estou configurando algo errado que faz o gasto de armazenamento ir aumentando. Apesar de não fazer sentido.

Mas de fato eu deixei os dados de login expostos, isso significa que o mais provável é que alguém utilizou meu banco de dados? Tentarei fazer o deploy novamente tomando mais cuidado.

Agradeço a ajuda! :)

Olhando a conta que você mandou o mais próvavel é que tenha sido isso mesmo, os demais recursos cobrados estão dentro do esperado, por exemplo o route53 hosted zone e ElasticIP que não fazem parte do freetier. O que não está normal é o RDS mesmo, rs

Preiro passo nunca gerar chaves de usuario pois corre o risco de ter sua conta comprometida em vez disso crie uma role.

Outro fator importante usar MFA na conta principal.

Saber o que é gratuito e o que é cobrado sempre deve consultar a documentação.

AWS nem tudo é gratuito e quando se tem o free-tear deve observar o que esta dentro do free.

Ip elastico so e cobrado se o mesmo não esta sendo usado.

sem contar o banco de dados que esta com um tamanho muito acima

Complementando: