1
resposta

FTP localhost - Connection Refused

Pessoal, estou utilizando o WSL 2 para realizar o curso. Realizei a instalação do vsftpd conforme as instruções mas não consigo conectar. Sempre me retorna "connection refused". Seguindo um tutorial sobre o problema, eu vi algo relacionado a acessar um arquivo de configuração "/etc/vsftpd.conf" e verificar se a variável "listen=YES". Em meu caso, estava "listen=NO" e eu alterei. Entretanto, mesmo assim o erro persiste. Já busquei diversos tutoriais sobre o assunto mas aparentemente ninguém teve este problema específico. Agradeço muito qualquer ajuda.

1 resposta

Bom dia Welbert, Pelo que eu vi aqui (apanhando muito com o meu próprio WSL) ele tem alguns problemas meio complexos de conectividade, desde não suportar iptables de maneira alguma bem como vir com menos comandos de networking como wget. eu apostaria que o erro que você está tendo é relacionado a problemas de conectividade do wsl atráves do windows (como esse caso aqui), caso você use um firewall sugiro tentar fazer uma regra para liberação do wsl conforme forum mencionado, as chances de o protocolo ftp simplesmente não estarem passando pelo windows firewall são grandes. Buscar também pelo tipo de antivirus ja que muita g ente relata problemas com comodo e outras aplicações de segurança.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software