Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

ftp: connect: Connection refused

Boa noite, baixei a versão e instalei porém não consigo executar, pois a msg que aparece é essa:** ftp: connect: Connection refused**

(base) anottsu@ANOTTSU:~/Downloads$ sudo dpkg -i vsftpd_3.0.3-12_i386.deb
A seleccionar pacote anteriormente não seleccionado vsftpd:i386.
(Lendo banco de dados ... 618719 ficheiros e directórios actualmente instalados.)
A preparar para desempacotar vsftpd_3.0.3-12_i386.deb ...
A descompactar vsftpd:i386 (3.0.3-12) ...
Configurando vsftpd:i386 (3.0.3-12) ...
A processar 'triggers' para systemd (237-3ubuntu10.57) ...
A processar 'triggers' para ureadahead (0.100.0-21) ...
A processar 'triggers' para man-db (2.8.3-2ubuntu0.1) ...
(base) anottsu@ANOTTSU:~/Downloads$ ^C
(base) anottsu@ANOTTSU:~/Downloads$ ftp localhost
ftp: connect: Connection refused

Alguma sugestão? ja removi o e instalei novamente o arquivo.

2 respostas
solução!

Oi Juliano, tudo bem?

O erro "ftp: connect: Connection refused" geralmente indica que o servidor FTP (vsftpd, neste caso) não está respondendo às solicitações de conexão na porta FTP padrão (porta 21). Existem algumas possíveis causas para esse problema, e vou abordá-las passo a passo para ajudá-lo a identificar e resolver a questão.

  1. Verifique se o vsftpd está em execução: Certifique-se de que o servidor vsftpd esteja em execução no seu sistema. Você pode verificar o status do serviço usando o seguinte comando:

    sudo systemctl status vsftpd
    

    Se o serviço não estiver em execução, você pode iniciá-lo com o seguinte comando:

    sudo systemctl start vsftpd
    

    Certifique-se também de que o serviço seja habilitado para ser iniciado automaticamente na inicialização do sistema:

    sudo systemctl enable vsftpd
    
  2. Verifique as configurações do vsftpd: É importante verificar as configurações do servidor vsftpd para garantir que ele esteja configurado corretamente. O arquivo de configuração principal do vsftpd é geralmente encontrado em /etc/vsftpd.conf. Abra esse arquivo com um editor de texto (por exemplo, o Nano) para examiná-lo:

    sudo nano /etc/vsftpd.conf
    

    Certifique-se de que as configurações estejam corretas, especialmente as relacionadas à porta e ao modo passivo. A porta padrão é 21, mas você pode verificar a configuração específica no arquivo.

    Você também pode querer garantir que o modo passivo esteja ativado ou desativado, dependendo de suas necessidades. Para ativar o modo passivo, você pode adicionar a seguinte linha ao seu arquivo de configuração:

    pasv_enable=YES
    

    Depois de fazer qualquer alteração nas configurações do vsftpd, reinicie o serviço para aplicar as alterações:

    sudo systemctl restart vsftpd
    
  3. Verifique as regras de firewall: O erro "Connection refused" também pode ocorrer se o firewall do seu sistema estiver bloqueando a porta FTP (21) ou as portas de dados usadas pelo FTP no modo passivo. Certifique-se de que as regras do firewall estejam configuradas corretamente.

    Para verificar as regras do firewall no Ubuntu, você pode usar o comando ufw:

    sudo ufw status
    

    Se o firewall estiver ativo, você precisará permitir a porta FTP (21) e as portas de dados no intervalo que você configurou no arquivo vsftpd.conf. Por exemplo, para permitir a porta 21:

    sudo ufw allow 21/tcp
    

    Certifique-se de ajustar as regras do firewall de acordo com a configuração específica do seu servidor FTP.

  4. Verifique outros processos que podem estar usando a porta 21: Pode haver outros serviços ou processos em execução que estejam ocupando a porta 21, o que impedirá o vsftpd de se vincular a essa porta. Para verificar quais processos estão usando uma porta específica, você pode usar o comando netstat:

    sudo netstat -tuln | grep 21
    

    Isso mostrará quais processos estão usando a porta 21. Se você identificar outros serviços que estão usando essa porta, precisará desativá-los ou ajustar suas configurações para liberar a porta 21 para o vsftpd.

  5. Verifique problemas de resolução de nomes (DNS): Às vezes, o erro "Connection refused" pode ocorrer devido a problemas de resolução de nomes (DNS). Certifique-se de que o nome de host ou o endereço IP que você está usando para se conectar esteja correto. Você pode tentar usar o endereço IP local para se conectar ao servidor FTP:

    ftp 127.0.0.1
    

    Isso garantirá que você esteja se conectando ao servidor na sua própria máquina.

Depois de verificar esses pontos, tente se conectar novamente ao servidor FTP. Certifique-se de usar o comando ftp com o endereço IP ou o nome de host correto.

Espero que estas sugestões tenham sido úteis e que você consiga resolver o problema.

Um abraço e bons estudos.

Boa noite Lorena Tudo bem. Ao reiniciar minha maquina para começa a aula noturna, fiz o teste e conectou sem problemas. Não sei o que pode ter ocorrido, mas mesmo assim fixei bem os caminhos que vc me indicou para possíveis problemas no futuro. Obrigado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software