Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
13
respostas

Fstab, mount, problema no Reboot

Fiz o exercício de criar o fs e mount no DRIVE e a parte q salva no fstab para q rode no reboot. Meu raspberry nao conseguiu rebutar. Não completa o reboot. O q devo fazer?

13 respostas

Oi Taissa, :)

você pode dar um sudo fdisk -l e colar o resultado aqui para darmos uma olhada?

Estou torcendo para que não seja algum dos problemas que eu citei na sua outra dúvida.

Eu não consigo entrar nele. Ta na tela inicial Nada como falamos antes não. Estou seguindo passo a passo o curso! ;)

Se esse é o caso Taissa, eu diria para você rebotar tudo e usar um SDCard mesmo. :/

Pode ser que alguém tenha outra solução, mas eu exergo apenas essa.

Como assim? Formatar o sdcard e começar do zero o processo de instalação novamente?

Como assim? Formatar o sdcard e começar do zero o processo de instalação novamente? O professor manda gravar o fstab como fstab.original justamente para caso algo de errado e não reboot. Mas não explica como reverter. Estavamos install a memoria externa. Ele diz q estou em modo emergência. Que não posso acessar o console pois a root account esta locked

Vamos lá Taissa, :p

o que eu posso ter me confundido foi que com a sua pergunta de ontem, achei que tivesse instalado direto no Raspberry sem usar o SdCard, então você está usando um?

Boa, esses detalhes de modo emergência e root account locked ajudam. Se você encontrar mais algum problema desse tipo, pode copiar e colar o que tiver na sua tela aqui no fórum mesmo pra gente ler.

Preciso entender onde você tava também, no último exercício, você chegou a configurar as permissões com chown? Qual foi a última coisa que você fez?

Já te adianto que uma solução é mudar o conteúdo do arquivo fstab.

Quando você abrir o arquivo, o conteúdo vai estar parecido com:

proc /proc proc defaults 0 0
PARTUUID=f6feaf96-01 /boot vfat defaults 0 2
PARTUUID=f6feaf96-02 / ext4 defaults,noatime 0 1
UUID=6AF0EAC0F0EA921D /share/PiHDD1 auto uid=pi,gid=pi,noatime 0 0
UUID=54D8D96AD8D94ABE /share/PiHDD2 auto uid=pi,gid=pi,noatime 0 0

# a swapfile is not a swap partition, no line here
# use dphys-swapfile swap[on|off] for that

E aí você vai modificá-lo adicionando nofail, como abaixo:

proc /proc proc defaults 0 0
PARTUUID=f6feaf96-01 /boot vfat defaults 0 2
PARTUUID=f6feaf96-02 / ext4 defaults,noatime 0 1
UUID=6AF0EAC0F0EA921D /share/PiHDD1 auto uid=pi,gid=pi,noatime 0 0,nofail
UUID=54D8D96AD8D94ABE /share/PiHDD2 auto uid=pi,gid=pi,noatime 0 0,nofail

# a swapfile is not a swap partition, no line here
# use dphys-swapfile swap[on|off] for that

Nao consigo copiar e colar nada pq o Raspberry não abre então estou digitando aqui pelo telefone. Sim estou com sd card. Tudo instalado passo a passo como no tutorial. O q fiz: Sudo fdisk /dev. n mkfs.ext4 /dev/sda1 mount /dev/ sda1 /DRIVE chown pi:pi /DRIVE cp fstab fstab.original vi etc/fstab

Ok. Como faço pra abrir e corrigir o fstab se a maquina não sai do modo de emergência? Não consigo nem desligar!

Oi Taissa,

nesse caso você tem algumas opções para sair da tela de emergência. Você pode dar um:

  • Ctrl + D , para sair do modo de emergência

ou

  • systemctl default , para rebotar no modo normal

ou

  • Ctrl+Alt+T , para abrir o terminal e então vi /etc/fstab para editar o arquivo e fazer as mudanças.

Veja se algum deles funciona.

Os comandos com Ctrl não funcionam. Volta pra mesma tela. O systemctl não sei como usar. Tentei digitar todas as opçoes q aparecem pra mim. Tudo volta pra mesma tela

Opa, perdão se eu não expliquei direito Taissa.

Você não consegiu abrir o terminal? Teria que digitar esses comandos lá. :(

nao nao consegui abrir o terminal. estou presa no modo emergencia

solução!

Oi Taissa,

além dos modos que te falei, infelizmente eu não sei outro jeito de sair da tela. :(

Você pode tentar reiniciar tudo. Retirar e recolocar o SD Card e tentar de novo, ou trocar o SD Card ou então repará-lo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software