Não há algo que englobe a busca do primeiro emprego em TI. O que é uma pena. Busquei algo me ajudasse com o meu linkedin mas foi debalde
Não há algo que englobe a busca do primeiro emprego em TI. O que é uma pena. Busquei algo me ajudasse com o meu linkedin mas foi debalde
Olá, Ramon!
Entendo sua frustração, a transição de carreira e a busca pelo primeiro emprego em TI podem ser desafiadoras. No entanto, existem algumas estratégias que você pode adotar para aumentar suas chances de sucesso.
Em relação ao LinkedIn, é uma ferramenta poderosa para a busca de emprego e networking. Aqui estão algumas dicas para otimizar seu perfil:
Foto de perfil profissional: Uma foto clara e profissional pode fazer uma grande diferença. Certifique-se de que você está vestido adequadamente e que a foto é de alta qualidade.
Título e resumo: Seu título deve ser claro e direto, indicando sua área de interesse em TI. O resumo é sua chance de contar sua história, suas habilidades e o que você está buscando.
Experiência e educação: Mesmo que você esteja mudando de carreira, sua experiência anterior ainda é valiosa. Destaque as habilidades transferíveis que você obteve em seus empregos anteriores. Além disso, certifique-se de incluir qualquer formação ou cursos relevantes que você tenha feito.
Habilidades: Adicione todas as habilidades técnicas que você adquiriu durante seu estudo em TI. Isso pode incluir linguagens de programação, ferramentas de software, etc.
Recomendações e endossos: Peça a colegas, professores ou outros profissionais da área para endossarem suas habilidades e/ou escreverem recomendações para você.
Atividade no LinkedIn: Participar de discussões, compartilhar artigos relevantes e interagir com outros profissionais da área pode aumentar sua visibilidade e mostrar seu engajamento com a área de TI.
Lembre-se, a busca pelo primeiro emprego pode levar algum tempo e requer paciência. Continue aprendendo, melhorando suas habilidades e fazendo networking.
Além disso, recomendo a formação "Minha Carreira: primeiros passos". No Discord Alura temos lives semanais que chamamos de "carreira.tech" e alguns assuntos já foram abordados e você pode conferir nas gravações, como buscar por vaga de emprego em tecnologia ou Como criar um portfólio
Espero ter ajudado e bons estudos!