Salve pessoal! Tudo bem?
Tenho visto que alguns professores usam linux e outros windows nas aulas, eu costumo usar o windows mas pretendo voltar a usar o ubuntu.
Qual sistema operacional seria melhor para usar no estudo de programação?
Salve pessoal! Tudo bem?
Tenho visto que alguns professores usam linux e outros windows nas aulas, eu costumo usar o windows mas pretendo voltar a usar o ubuntu.
Qual sistema operacional seria melhor para usar no estudo de programação?
Olá, Isaac! Tudo bem?
Hoje em dia vai muito do seu gosto e suas necessidades. Hoje, inclusive, temos solução para rodar o Linux no próprio Windows e aproveitar o melhor dos dois mundos.
O Windows é excelente para front-end, pois tem todas as ferramentas de design disponíveis. Entretanto, se você precisar rodar alguma coisa no back-end, localmente, talvez você precise de Linux de uma forma ou outra (usando o sistema operacional normalmente, ou rodando dentro do Windows com WSL2).
Espero que ajude!
Salve Leonardo! Tudo sim! Poxa, legal! Gostei muito de saber disso! Aliás, sobre o WSL2, seria possível rodar o terminal do linux direto do cmd ou do powershell, ou so da pela VM msm?
Na realidade, a melhor maneira de rodar é justamente dessa forma. Quando você instala uma distribuição Linux via WSL2, fica disponível para você o terminal da distribuição (Bash). Você pode rodar ali mesmo, ou no PowerShell executar wsl
que também será levado lá.
O VSCode possui excelente integração, permitindo que você rode uma instância especial do VSCode dentro do Linux, mas com interface gráfica. Além da Microsoft estar constantemente procurando formas de melhorar a experiência de desenvolvimento, permitindo, por exemplo, que você rode uma aplicação dentro do Linux e acesse via navegador do Windows pelo localhost
.
Mas, você não consegue instalar programas com interface gráfica na distribuição do Linux e rodar no Windows de uma maneira muito intuitiva (ainda) como é possível com o VSCode. Na minha opinião, isso não afeta muito, até porque você pode, por exemplo, acessar os arquivos e pastas do Linux pelo navegador de arquivos do próprio Windows (apenas digitando \\wsl$
na barra de navegação.
É uma excelente alternativa hibrida para quem gosta da experiência de desenvolvimento do Linux, mas ainda prefere o Windows para outras tarefas.
Abraços!