Salve pessoal! Tudo bem?
Tenho visto que alguns professores usam linux e outros windows nas aulas, eu costumo usar o windows mas pretendo voltar a usar o ubuntu.
Qual sistema operacional seria melhor para usar no estudo de programação?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Salve pessoal! Tudo bem?
Tenho visto que alguns professores usam linux e outros windows nas aulas, eu costumo usar o windows mas pretendo voltar a usar o ubuntu.
Qual sistema operacional seria melhor para usar no estudo de programação?
Olá, Isaac! Tudo bem?
Hoje em dia vai muito do seu gosto e suas necessidades. Hoje, inclusive, temos solução para rodar o Linux no próprio Windows e aproveitar o melhor dos dois mundos.
O Windows é excelente para front-end, pois tem todas as ferramentas de design disponíveis. Entretanto, se você precisar rodar alguma coisa no back-end, localmente, talvez você precise de Linux de uma forma ou outra (usando o sistema operacional normalmente, ou rodando dentro do Windows com WSL2).
Espero que ajude!
Salve Leonardo! Tudo sim! Poxa, legal! Gostei muito de saber disso! Aliás, sobre o WSL2, seria possível rodar o terminal do linux direto do cmd ou do powershell, ou so da pela VM msm?
Na realidade, a melhor maneira de rodar é justamente dessa forma. Quando você instala uma distribuição Linux via WSL2, fica disponível para você o terminal da distribuição (Bash). Você pode rodar ali mesmo, ou no PowerShell executar wsl que também será levado lá.
O VSCode possui excelente integração, permitindo que você rode uma instância especial do VSCode dentro do Linux, mas com interface gráfica. Além da Microsoft estar constantemente procurando formas de melhorar a experiência de desenvolvimento, permitindo, por exemplo, que você rode uma aplicação dentro do Linux e acesse via navegador do Windows pelo localhost.
Mas, você não consegue instalar programas com interface gráfica na distribuição do Linux e rodar no Windows de uma maneira muito intuitiva (ainda) como é possível com o VSCode. Na minha opinião, isso não afeta muito, até porque você pode, por exemplo, acessar os arquivos e pastas do Linux pelo navegador de arquivos do próprio Windows (apenas digitando \\wsl$ na barra de navegação.
É uma excelente alternativa hibrida para quem gosta da experiência de desenvolvimento do Linux, mas ainda prefere o Windows para outras tarefas.
Abraços!