Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Front-End e Back End

Quero criar uma plataforma na qual eu consiga salvar dados em um banco de dados através de formulários e também acessar esses dados salvos em um formato de relatório. Gostaria de saber se tem alguma formação específica pra eu conseguir realizar isso. Minha maior dificuldade tem sido na integração do front com o back.

2 respostas
solução!

Olá Lucas, tudo bem com você?

Acredito que todas as formações da Alura contemplam essa questão, só não saberia dizer em relação a questão de relatórios, mas, seria apenas uma funcionalidade a mais para implementar

Mas vai depender muito da linguagem que você opte por utilizar, a formação de Node.js contém tanto um projeto onde temos um sistema MVC completo, quanto cursos para criar uma API e ai teriamos a parte de Frontend para fazer a integração com tecnologias como React, Vue, Angular, etc.

A mesma coisa acontece na parte de Java, os projetos utilizando Spring estão disponíveis tanto com um MVC, quanto a criação de API para ser integradas com as tecnologias que citei anteriormente

A mesma coisa com PHP, Python e outras linguagens :)

Então acredito que é mais estudar uma linguagem até chegar nos frameworks dela, e ai a parte que não saberia te dizer se está presente no curso é a questão de gerar relatórios, mas não é algo muito difícil de se fazer!

Abraços e Bons Estudos!

A linguagem que tenho mais famíliaridade é PHP e acredito que esse será o caminho que seguirei já que existem tantas opções.

A geração de relatório seria basicamente armazenar diáriamente um dado em um banco de dados e extrair esse dado quando necessário em forma de relatório.

Obrigado pela orientação.