4
respostas

Front end com Vue

Fiz já os cursos node, incluindo os da API rest .

Estou agora fazendo o curso de Vue.js. Uma curiosidade:

no caso de não querer usar o 'marko' para fazer as telas, e também não querer usar uma Api Rest para a parte de back end .... mas sim usar um MVC como o deste curso, porém com o front end em Vue. (o curso de Vue usa uma Api para retorno de dados),

É possível fazer isto com uso similar ao do marko, ou acaba tendo que usar um back end com uma api rest ?

4 respostas

Fala ai Herbert, tudo bem? Não entendi muito bem o problema, mas irei tentar explicar as maneiras de usar Vue baseado no que eu entendi da pergunta.

Podemos utilizá-lo de forma separado a API, isso é chamado de API First, onde temos a API em um projeto e o front em outro. E através de requisições o mesmo busca as informações na API.

Outra maneira seria a gente colocar o Vue para trabalhar junto com o Marko, basicamente iriamos ter ID"s e instâncias Vue para lidar com a tela, seria uma aplicação Server Side Rendering (SSR). Nesse exemplo apenas o primeiro render seria feito no back.

Mais uma maneira seria tirar o Marko e trabalhar com o Vue diretamente no server, basicamente simulando o cenário anterior onde apenas o primeiro render seria feito no back.

Um outro exemplo para trabalhar com o Vue no lado do server seria utilizar alguma biblioteca que já lida com isso, por exemplo a Nuxt.js.

De todas as maneiras eu prefiro a primeira e em casos onde o SSR é necessário eu iria através da ultima opção.

Espero ter ajudado.

Acho que você entendeu.

Seria isto, usar o Vue direto no server, como se o Vue fosse um primefaces (ou um jstl) como é o java com primefaces.

(A questão da API eu entendi, inclusive até uso assim no trabalho, mas não usando node.)


Mas agora: "Vue para trabalhar junto com o Marko", ou "tirar o Marko e trabalhar com o Vue diretamente no server". Esta que é justamente a minha dúvida que continua. Se tiver algum exemplo pra que eu possa ver, mas não precisar ser esses guias, só um exemplo de uso do Vue diretamente no server.

Achei isto no site, mas ainda não achei o exemplo: https://br.vuejs.org/v2/guide/ssr.html

Bom, no link acima tinha este:

Agora minha outra pergunta: isto (Vue.js Server-Side Rendering) é usado ou o Vue é mais usado no estilo javascript mesmo, conforme é ensinado no curso da Alura ou tem bastante gente usando desta outra forma também?

(Sei que já partiu para o Vue.js, mas emfim, as coisas vão se misturando mesmo)

Isso pode ser feito de N maneiras, no caso, eu recomendaria trocar o Marko pelo Vue.

Para não ter muitos trabalhos e problemas, recomendo usar algo pronto que vá te ajudar nisso, os mais famosos são o Nuxt e Quasar:

Espero ter ajudado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software